Suspiros de natal

Suspiros de natal, ou mini árvores para enfeitar a mesa no fim de ano!
suspiros de natal

Essas arvorezinhas são os mesmos suspiros tradicionais, apenas com cor e formato diferente. E embora essa pareça uma mudança pequena, acaba exigindo alguns cuidados maiores no preparo.
Primeiro, o corante: use corante em pó. Sério. Já tentei líquido, gel, próprio pra chocolate… tudo acaba ficando esquisito. Já o corante em pó não altera a consistência do suspiro. E pode ou diluir bem e ficar homogêneo, ou não diluir totalmente e fazer um leve marmorizado. Para controlar isso é só bater o suspiro até misturar totalmente o corante ou misturar apenas ligeiramente. Você controla conforme o seu gosto.

Segundo, o tamanho dos suspiros: quanto menor mais seco. Um disquinho de suspiro vai ficar tão seco e crocante quanto um biscoito de açúcar. Já um suspirão vai demorar mais para secar e corre o risco de ficar puxento. Esses podem ser considerados suspiros triplos, então vão pedir mais tempo de forno e podem não dar certo em dias chuvosos. O lado bom? Suspiros podem ser guardados, então rola de fazer num dia de sol e guardar em uma lata por uns 3 dias pelo menos.

Agora é só escolher mini miçangas e ornamentos para o topo e os suspiros de natal estão prontos pra enfeitar sua mesa.
suspiros de natal

Suspiros de natal

3 claras
3/4 xícara de açúcar refinado
corante em pó – verde
mini confeitos

Junte o açúcar com as claras e aqueça em banho-maria até que o açúcar derreta. Leve para a batedeira e bata em velocidade alta. Enquanto bate vá acrescentando o corante aos poucos. Quando o suspiro montar em picos firmes transfira para um saco de confeiteiro com bico simples, ou mesmo sem bico.
Pegue uma assadeira grande e vire de cabeça pra baixo, com o fundo pra cima. Pingue uma gotinha de suspiro em cada canto e usa pra prender uma folha de papel manteiga. E então é só fazer as árvores. Primeiro pingue um suspiro maiorzinho, tentando não fazer uma ponta muito alta. Pra isso pare de apertar o saco e rode o bico sobre o suspiro achatando a ponta. Em cima desse montinho faça um menor, também amassando a ponta, com cuidado pra ele ficar bem no centro.

(olha como algumas árvores minhas ficaram tombadas, isso é resultado de não centralizar o bico direito na hora de fazer a segunda camada)

Por último faça o topo da árvore. Daí vale fazer uma pontinha mesmo que pequena, pra dar acabamento. Enfeite com miçangas coloridas e uma estrelinha na ponta; normalmente esses confeitos são forneáveis, principalmente em temperaturas tão baixas, mas sempre é bom conferir. Leve ao forno mais baixo possível. Se o seu forno não ficar a menos de 180° (como o meu) é só colocar uma colher de pau ou o rolo de macarrão pra segurar a porta entreaberta. Deixe por 1h, vire a assadeira e então mais 45min, mais ou menos. Depois que eles assarem desligue o forno feche e deixe descansar ali ate o dia seguinte.

——————————————-
Em 2014: Grão de bico temperado

Salvar

Salvar

Salvar