Chocotone

Ahan! Habemus chocotone! E beeem recheado de pedacinhos de chocolate e com a massa bem úmida pra ninguém reclamar que já no dia seguinte ele tava seco demais.

A ideia inicial era fazer panetone mesmo, mas sempre tem quem não goste de frutas cristalizadas e/ou de passas (eu). Então vamos de chocolate que é mais difícil alguém não gostar… Eu acho que vocês já imaginam, mas só pra garantir: dá pra trocar o chocolate por todas as opções acima, ou juntar tudo também.

A receita da massa é uma misturada de receitas que eu testei e fui meio que fundindo, adaptando até chegar nesse resultado. É o que mais me agradou por ter uma massa bem úmida, já que eu detesto panetone seco, e por ter um aroma bem leve, sem nada de artificial. Pra quem tiver curiosidade as receitas mais próximas dessa são a do livro Mega Culinária de Dona Zizi, e a do Panelinha.

Já a essência é uma adaptação da receita do natal passado do pessoal do Projeto Banquete. As duas maiores modificações foram a retiradas das raspas de laranja, que já aparecem na própria massa do chocotone, e a troca da bebida alcoólica. O caso é que ninguém bebe whiskey por aqui, então fui de vodka que nunca falta aqui em casa. A vodka não é tão aromática, então a minha verão perde pontos aí. Mas vale usar a bebida que você achar melhor, e dessa forma personalizar a sua.

Mais dois detalhes para o seu chocotone ficar do seu jeito:
1 – O chocolate em pedaços e as gotas de chocolate se comportam de formas diferentes no forno. As gotas manterão a sua forma e assim o resultado final será um chocotone mais refinado. Já o chocolate picado perde a forma e por isso o resultado final será mais rústico. A quantidade usada continua a mesma independente da sua escolha.
2 – Eu pincelei com leite porque gosto do chocotone/panetone que fica fosco depois de assado. Pra quem prefere aquele acabamento mais brilhoso (tipo de pão doce caseiro) é só trocar o leite pela gema.

Essência de Panetone – original aqui

1/2 xícara de água
2 colheres sopa de açúcar cristal
1/4 colher chá de noz moscada em pó*
1 pau/rama de canela
1/2 xícara de bebida alcoólica
raspas de 1 limão pequeno – ou 1/2 grande
5 cravos

* caso você tenha o costuma de ralar a noz na hora ótimo, ela ficará ainda mais aromática.

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mais baixo possível. A ideia é que todos os sabores se intensifiquem e se misturem com o tempo. É preciso cozinhar e reduzir até chegar a quantidade de 2 colheres sopa. O açúcar vai começar a caramelizar então cuidado pra não queimar. Deixe esfriar antes de usar.

Chocotone

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres sopa de açúcar refinado
1/2 colher chá de sal
2 ovos
40g de manteiga derretida mas fria
5g de fermento biológico seco – meio pacotinho
3/4 xícara de leite morno
100g de chocolate picado ou gotas de chocolate
2 colheres sopa de essência de panetone
raspas de 1 laranja
leite para pincelar

Dissolva o fermento no leite e no açúcar. Acrescente a essência e a manteiga e misture.
Bata ligeiramente os ovos até ficarem homogêneos e junte a mistura. Acrescente então as raspas, o sal e a farinha e sove a massa até que forme bolhas. Divida a massa em duas e coloque metade do chocolate em cada parte. Misture o chocolate na massa apenas o suficiente para que os pedaços não fiquem concentrados em um único espaço.
Se for usar formas próprias para panetone apenas boleie cada metade de massa e transfira para cada forma.

Se for usar assadeira comum escolha assadeiras redondas, de fundo removível (ou aro) de cerca de 15cm. Unte com manteiga, cubra fundo e lateral com papel manteiga e unte o papel também. Só então transfira cada metade de massa para cada forma.
Deixe descansar por 2h, pincele com o leite ou a gema, e leve ao forno já aquecido a 230° até que doure bem.

————————————-
Em 2014: Doce de leite ninho

Salvar