Raspadinha caseira e drink com espumante

Raspadinha com espumante é exatamente o que o nome diz: uma taça com raspadinha que é cheia de espumante. Pronto. Refrescante e festivo e pronto pra virada de ano!

raspadinha com espumante

Dá pra fazer esse drink com raspadinha comprada pronta? Dá. Dá pra comprar picolé e triturar grosseiramente e fingir que é raspadinha? Dá. Mas fica bem mais legal se você fizer a sua, do gosto que preferir, com um toque alcoólico pros maiores de 18…. Esses detalhes, sabe?

A ideia dessa receita veio do Completely Delicious, e lá foi feita com suco de mexerica. Eu tentei o original com mexerica e também fiz com limão; que eu achei bem gostoso! Mas a verdade é que dá pra fazer com a fruta que você quiser. A única variação pode ser a quantidade de açúcar; então vale colocar o açúcar aos poucos e experimentar a raspadinha antes de congelar pra garantir que não precisa adoçar mais um pouco.

Outra variável é a bebida. A original foi feita com o próprio espumante do drink, mas eu resolvi experimentar com destilados. A primeira vez que fiz esse drink, lá em 2016, tentei com gin e ficou bem gostoso. Pra quem curte drinks com toques amargos acho limão e gin a combinação ideal. Mas em 2022, data das atuais fotos do site, experimentei com tequila e achei bem mais gostoso! A tequila traz um perfume e uma delicadeza que combinam muito com o espumante. Mas claro, fica a critério de quem for fazer, afinal dá pra brincar muito com sabores nesse caso.

Por último, o tipo de espumante também influencia, então eu prefiro usar um mais doce quando faço raspadinha de limão por exemplo. Mas escolho um tipo Brut quando faço uma raspadinha mais doce. Mas é claro que seguir a sua preferência e a disponibilidade é sempre a melhor opção.

raspadinha com espumante

Raspadinha Alcóolica - e com Espumante

Ingredientes
  

  • 300 ml suco de limão
  • 1/4 xícara tequila
  • 1/3 xícara açúcar refinado
  • Espumante para servir

Instruções
 

  • Junte o açúcar com o limão e a tequila e misture bem até dissolver o açúcar. Em uma vasilha com tampa leve para o congelador de um dia pro outro.
  • Com um garfo vá raspando o suco congelado até formar uma raspadinha. Se quiser uma textura bem uniforme passe no processador ou no liquidificador e, nesse caso, volta ao congelador por mais 2h para recongelar um pouco.
  • Sirva colheradas da raspadinha em taças altas e complete com espumante. Se sobrar raspadinha basta voltar com ela pro congelador.

Notas

Essa receita é muito variável, então pra mais detalhes sobre os ingredientes veja o texto acima

———————————
Em 2014: Pão Noel

Salvar

Salvar

Salvar