Bolo de gingerbread com cobertura de queijo

Bolo de gingerbread com cobertura de queijo é um bolo de combinações inusitadas mas suaves e que lembram o natal e o fim de ano.

bolo de gingerbread com creme de queijo

A primeira ideia de fazer um bolo com esses aromas de natal veio de uma foto desse post. O bolo em questão não tem esses sabores, é vegano e tem cobertura de batata doce. Nada relacionado com o bolo de hoje… Mas a casinha no topo do bolo foi que despertou a ideia de um bolo com sabor daquele biscoito das casas de natal; um bolo de gingerbread. Ainda pensando na estética desse bolo encafifei que queria uma cobertura clarinha.

Também fiquei pensando que ano passado o último bolo confeitado foi o bolo floresta de natal que tem cobertura de chocolate. E queria algo diferente…

A cobertura clarinha que sempre me vem primeiro na cabeça é a de cream cheese. Fiquei na dúvida se os sabores se combinariam. É que pro meu paladar mineiro queijo pede mais algo como doce de laranja, doce de leite… Mas fui procurar e achei vários bolos seguindo esse mesmo caminho: temperos de natal na massa, cream cheese na cobertura. Quando encontro muitas variações de uma mesma ideia pego mais confiança nela. Significa que a combinação de sabores acaba agradando muita gente. E foi o que aconteceu aqui!

A combinação canela + cravo +gengibre do bolo de gingerbread é mais fechada, lembra um pouco inverno. E a cobertura de queijo traz frescor pro conjunto. Além de manter a cremosidade mesmo depois de gelada, algo fundamental pro pessoal daqui de casa gostar dos bolos. Então depois de todo esse papo, vamos aos detalhes da receita!

A base da massa é o bolo de baunilha da Yolanda, é sempre pra ele que eu corro quando quero fazer um bolo confeitado. Saiu a baunilha e entraram os temperos em pó. Pra quem não tiver qualquer um dos temperos em pó dá pra usar outras versões. O leite pode ser fervido com um pedaço de canela, um de gengibre e um cravo. É só deixar esfriar antes de usar no bolo. E os biscoitos em volta do bolo e a casinha no topo foram feitos com retalhos de massa da casa de gingerbread desse ano! A receita tá nesse link, e eu gosto dela porque mantém bem o formato e é fácil de cortar depois de assada; caso eu precise fazer algum ajuste. Você pode usar qualquer biscoito pra enfeitar esse bolo, ou biscoito nenhum. Como é um bolo branco simples dá pra inventar a vontade. Guirlandas no topo com ervas e frutas pequenas funcionam bem. Usar os próprios temperos como enfeite também por funcionar.

Um último adendo: os pinheirinhos que eu usei vieram do meu jardim e não são comestíveis. Aqui todo mundo sabia disso e eles foram retirados assim que o bolo foi ser servido. No entanto é sempre aconselhável usar plantas comestíveis nos bolos. Alecrim e lavanda são opções que funcionam bem e são fáceis de encontrar. Você também pode fazer pinheiros de leite ninho como os que aparecem no bolo floresta de natal, linkado mais acima no texto.

bolo de gingerbread

Bolo de Gingerbread

100g de manteiga
1 xícara + 2 colheres sopa de açúcar refinado*
3 ovos
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de canela em pó**
1/4 colher chá de cravo em pó**
1/4 colher chá de gengibre em pó**
2 colheres chá de fermento em pó
3/4 xícara de leite

*você pode trocar até metade dessa quantidade por açúcar mascavo se preferir um sabor mais caramelado
**mais dicas sobre esses temperos no texto acima

Prepare 3 formas redondas de 15cm untando o fundo e as laterais e forrando o fundo com um disco de papel manteiga; unte o papel também. Em uma vasilha misture a farinha com o fermento e os temperos e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo. Acrescente os ovos, um de cada vez e batendo a cada adição. Quando o creme estiver homogêneo acrescente cerca de 1/3 da mistura de farinha e misture delicadamente. Acrescente então cerca de 1/3 do leite e misture novamente. Repita esse processo até todos os ingredientes estarem incorporados.
Divida a massa entre as 3 formas e leve para assar a 200C até dourarem. Deixe que os bolos esfriem antes de desenformar. Eles podem dormir na geladeira, em uma vasilha tampada, de um dia pro outro se quiser.

Cobertura de Queijo

500g de cream cheese
200g de chocolate branco
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Derreta o chocolate em banho-maria e retire do calor assim que todos os pedaços estiverem derretidos. Bata o cream cheese com o açúcar até conseguir um creme homogêneo; comece a acrescentar o chocolate, aos poucos, e continua batendo a cada adição. Se o creme estiver muito mole deixe um pouco na geladeira para ficar mais fácil manusear.

Montagem

1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
Biscoitos para enfeitar – mais sobre no texto acima

Junte o açúcar com a água e leve ao fogo baixo apenas até o açúcar derreter. Deixe esfriar totalmente antes de usar.

Nivele os bolos e molhe cada um deles com um pouco do xarope de açúcar, já frio. Cubra um disco de bolo com 1/4 do creme de queijo e cubra com outro disco de bolo. Com uma espátula retire qualquer excesso de recheio entre as duas camadas, ou acrescente mais recheio caso veja algum “buraco”. Repita o processo cobrindo a segunda camada de bolo com mais 1/4 do creme de queijo e finalizando com a terceira camada de bolo.

Cubra todo o bolo com uma camada fina do creme de queijo, alisando tudo e retirando excessos. Ajuste tudo, garantido que o bolo não está torto, e leve para o congelador por 15min. Passado esse tempo a primeira cobertura já deve estar firma ao toque. Então cubra tudo novamente com uma camada mais generosa de cobertura e alise novamente com a espátula. Leve para o congelador por mais 15min e pronto. Esse primeiro tempo no congelador garante que a cobertura firme e segure o bolo no lugar. Depois desse tempo ele pode ir para a geladeira.

Para enfeitar o bolo eu usei bonequinhos e uma casinha de biscoito tipo gingerbread. A receita da massa está nesse link. Mas você pode usar qualquer massa de biscoito para fazer isso. Para fazer a casinha eu assei uma placa inteira e cortei, assim que saiu do forno, 4 quadrados do mesmo tamanho e 2 retângulos um pouquinho maiores. Cortei uma portinha de um dos quadrados e usei um pouquinho da própria cobertura do bolo como cola, tanto para montar a casinha quanto pra colar os bonequinhos no bolo.

—————————–
Em 2014: Pão Noel
Em 2016: Raspadinha + Espumante