Bolo surpresa de coco

Bolo surpresa de coco, parece só um bolo normal com uma coberturinha de açúcar e quando você parte: recheio surpresa!

bolo de coco

Um bolo desse tipo já apareceu por aqui: o bolo surpresa de maracujá. E não sei porque demorei tanto tempo pra fazer outro. Esse tipo de bolo não é tão festivo e pesado quando um bolo completo com várias camadas de recheio e cobertura completa. Mas também não é só um bolo simples sem nenhuma firula.

Se quiser fazer só o bolo de coco dessa receita, sem recheio nem nada também fica uma delícia!

E com toda essa versatilidade o bolo surpresa de coco daqui a pouco vai virar bolo surpresa de diversos sabores! Chocolate com coco, coco com abacaxi, só de abacaxi, morango com creme… Vou ter que me segurar pra não ter um novo a cada mês…. Se tiver algum sugestão de combinação de sabores é só deixar nos comentários!

Agora algumas dicas. Não force o bolo para caber mais recheio, mesmo que não tenha usado todo o recheio feito. Já é normal que a parte recheada fique mais larga que o topo, mas forçando pra colocar mais recheio pode ficar difícil encaixar a “tampa” do bolo. E falando no recheio, eu costumo fazer no dia anterior e não colocar na geladeira; é mais fácil trabalhar com ele estando em temperatura ambiente.

bolo surpresa de coco

Por último, um jeito de montar esse bolo evitando qualquer disparidade entre a base e o topo. Eu desenformo o bolo e recheio com ele de cabeça pra baixo, usando a base do bolo como topo. Mas você pode desenformar, virar o bolo com o topo pra cima, cortar esse topo arredondado, voltar o bolo pra forma, e com ele ali dentro rechear. Depois tampar normalmente e deixar algumas horas na geladeira. E finalmente desenformar, de cabeça pra baixo num prato, e virar de cabeça pra cima em outro. Assim o bolo fica mais certinho, mas eu acho que dá mais trabalho. Vai da sua preferência.

Atualização: as fotos e vídeo que ilustram esse post foram feitos em 2022, mas o modo de preparo e a receita continuam os mesmos.


Bolo Surpresa de Coco

Bolo – original aqui

120g de manteiga
1 1/4 xícara de açúcar refinado
1 1/3 xícara de farinha de trigo
3 colheres sopa de amido de milho
1/2 colher chá de fermento
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de essência de baunilha
3 ovos
200ml de leite de coco
1 xícara de coco ralado

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Junte os ovos e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Junte então o amido, o sal e o fermento e bata novamente.
Adicione a farinha, o leite de coco e o coco, misturando bem entre cada adição. Quando a massa estiver homogênea transfira para uma forma redonda com furo no meio, untada. Asse em forno aquecido a 200° até que doure. Espere esfriar antes de desenformar.

Recheio

1 lata de leite condensado
100ml de leite de coco
100g de coco ralado

Junte todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo médio até começar a desgrudar da panela. O ponto não precisa ficar tão apertado quanto o de brigadeiro de enrolar. Transfira para um prato, cubra com filme plástico e deixe esfriar antes de usar.

Cobertura

1 xícara de açúcar de confeiteiro
Leite de coco – cerca de 2-3 colheres sopa
Coco ralado

Misture o açúcar com o leite de coco até dissolver bem. Você pode deixar mais líquido ou mais cremoso conforme o seu gosto. Reserve o coco para decoração.

Montagem

Desenforme o bolo e vire de cabeça pra baixo no prato de servir. Corte o topo e reserve. Cave o miolo do bolo, tomando cuidado pra não furar nem as laterais nem o fundo. Recheie com o creme de coco e tampe novamente. Tenha cuidado de preencher completamente o “túnel” cavado mas sem ultrapassar a altura do bolo. Cubra o bolo com a cobertura e açúcar e finalize com o coco ralado. Deixe na geladeira por pelo menos 2h antes de servir.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar