Biscoitinhos integrais, feitos com fermento natural

Biscoitinhos integrais mega crocantes, no estilo cracker. Sabe, aquele que tem um nome nesse estilo? Simplificando essa receita dá pra fazer beeem parecido.
biscoitinhos integrais

Isso porque esses biscoitinhos crocantes são bem mais ricos que os crackers comprados prontos. Eles são integrais, então são mais complexos nutricionalmente. Mas podem não ser se você preferir usar apenas farinha branca. E são saborizados com ervinhas secas, o que deixa o sabor bem mais atraente. Quer biscoitos neutros que vão bem com tudo? É só pular as ervas.

E são feitos com levain não alimentado! Sabe quando tá no dia de alimentar seu fermento mas você não tá afim de fazer pão? E aí tem que jogar parte do fermento fora…. E dá uma dó…. Oooou você faz esses biscoitos! A massa é super simples de fazer, aproveita o levain que iria embora e eles ainda duram bem quando guardados em uma lata!

Agora algumas dicas:

Faça bem fininhos! Eles são mais gostoso quando bem crocantes e um biscoito crocante de massa espessa fica impossível de morder.

E não esqueça de furar a massa antes de levar ao forno. Isso vai garantir ainda mais crocância; que é o maior charme dessa receita.
biscoitinhos integrais

Biscoitinhos integrais – original aqui

1/2 colher chá de sal
1 xícara de farinha de trigo*
1 xícara de levain – sem alimentar
40g de manteiga pommade
1 colher sopa de ervas secas – usei orégano
sal e azeite

*você pode usar farinha branca e/ou integral. Normalmente a proporção é 40% integral e 60% branca, mas eu usei 25% (1/4 xícara) de farinha integral para 75% (3/4 xícara) de farinha branca.

Misture a farinha, o levain, e a manteiga. Acrescente a meia colher de sal e as ervas e amasse até a a massa se juntar. Faça um quadrado com a massa, cubra com filme plástico e leve para a geladeira por cerca de 30min.

Sobre um pedaço (grande) de papel manteiga abra a massa, com um rolo, até consegui um quadrado de massa de1-2mm. É bem fininha mesmo. E tente formar um quadrado direitinho; eu precisei cortar a massa e rearranjar uns pedaços pra isso. Não tem problema. Transfira o papel com a massa para uma forma e corte os biscoitos; é mais fácil cortar já na forma do que transferir cortado. E não precisa separar cada quadradinho, é só quebrar no corte depois. Fure cada biscoito com um garfo pra garantir mais crocância. Pincele tudo com azeite e salpique um pouco de sal por cima. E então leve ao forno, aquecido a 200C, por cerca de 30min; ou até eles fazerem um estalo quando você quebrar.

—————————–
Em 2015: Abóbora assada

Salvar

Salvar

Salvar