Brasileirinho, a caipirinha em novo nível

Brasileirinho, o drink que pegou a caipirinha e acrescentou mais uma camada de sabor! O melado, no lugar do açúcar, traz não só doçura mas também seu aroma único.

brasileirinho

Essa receita veio de um site oficial de uma marca de cachaça, então imaginei que fosse ser uma boa opção pra testar por aqui. Outra coisa que me chamou a atenção, na hora em que abri o link, foi o quão bem inspirado é o nome brasileirinho. Quem acompanha a tag drink do Cozinha sabe: eu tenho sérios problemas com os nomes bizarros de certos drinks. Mas esse não, o nome é a síntese do drink: apenas ingredientes brasileiros misturados.

Até o limão é o de quintal mesmo. Dá pra fazer com outros? Claro que dá. Mas os que eu usei foram comprados na feira, colhidos num limoeiro de fundo do quintal…

A base é a caipirinha de sempre, ou seja cachaça com limão. Mas no lugar do açúcar branco e (não acredito que vou escrever isso) sem graça, vai melado pra adoçar!!! Quer dizer, você ainda pode dizer pros convidados fit que o drink é saudável, afinal não vai açúcar branco…

Tá, piadas sem graça a parte. Eu mudei algumas proporções, diminui o melado, aumentei a cachaça; e acabei mudando o jeito de usar o limão também. Mas a essência do drink permanece: o brasileirinho continua feito com ingredientes bem brasileiros.

Atualizações: em 2022 refiz esse drink para fotos novas e um vídeo pro canal do Cozinha. Aproveito pra deixar duas dicas com base no que fui descobrindo ao longo dos últimos anos. Primeiro uma coisa meio óbvia mas que eu não tinha tentado fazer na época desse post: melado morninho é mais fácil de diluir que melado frio. Pode parecer contrassenso mas aquecer um pouco o melado antes de preparar o brasileirinho vai facilitar sua vida e não atrapalha o resultado final.

A outra é a cachaça. Eu sempre digo que o melhor é a gente fazer as receitas com o que a gente tem acesso. Então não vou dizer que não dá pra fazer com essa ou aquela cachaça. Mas, se você puder escolher, evite cachaças com sabores muito fortes. A estrela aqui é justamente o sabor do melado e, na dúvida, melhor deixar ele brilhar.

Brasileirinho – original aqui

1 limão
45ml de melado
60ml de cachaça
gelo

Para o limão em quatro gomos, transfira para um copo baixo. Macere ligeiramente os gomos de limão, e adicione o melado, misturando tudo. Cubra tudo com gelo e complete com a cachaça. Acrescente um palito/colher/qualquer coisa pra mexer, e misture apenas ligeiramente antes de servir. Deixe pra quem for beber misturar na hora.