Bolo com levain, sabor chocolate!

Bolo com levain? E sabor chocolate? Dá pra usar fermento natural e ainda conseguir um bolo leve e fofinho? E não deixa gosto?

bolo com levain

Dá certo sim, e a textura fica ótima! E não, não dá gosto nenhum, mas tem truque pra isso e já já eu explico. Primeiro a maior pergunta de todas: pra que fazer um bolo com fermentação natural?

Eu faço porque detesto jogar comida/ingrediente fora. Então assim, se você nunca mexeu com levain, realmente não faz sentido começar só pra poder fazer esse bolo. Ele é gostoso, fofinho e tudo isso, mas dá pra conseguir resultados parecidos com outras receitas. Mas pra quem tem levain morando na geladeira, esse bolo faz todo o sentido! É que toda vez que você alimenta o seu fermento natural, acaba tendo que jogar uma parte fora. E eu meio que odeio essa parte de jogar o fermento fora… Então fico correndo atrás de receitas que aproveitem essa parte. Uma delas são os biscoitinhos tipo cracker (amados aqui em casa), outra é esse tal bolo com levain, sabor chocolate.

bolo com levain

E é aí, no sabor chocolate que mora o grande truque dessa receita. O levain pode sim dar um sabor característico para os pratos feitos com ele. E esse sabor vai depender muito da farinha usada no fermento, da idade dele, de frequência de alimentação, do tempo de descanso da massa… Mil fatores afetam o resultado. Mas mesmo com tudo isso, o sabor residual é suave, então basta acrescentar outro sabor mais forte por cima e pronto: disfarce perfeito. No caso de hoje, cacau e café instantâneo dão conta do recado!

Resumo da história? Se você costuma fazer seu pão sourdough e também tem dó de jogar fora parte do fermento, esse bolo é pra você! Se você não tem costume de lidar com o levain, nesse link tem tudo sobre ele. Vai que você anima, né?

bolo com levain

Bolo com levain sabor chocolate – original aqui

1/2 xícara de fermento natural – alimentado ou não
1/2 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 colher chá de baunilha
1/2 colher chá de sal
3/4 colher chá de bicarbonato de sódio
6 colheres sopa de cacau em pó
1 ovo
1/2 colher chá de café instantâneo – opcional

Misture o fermento com a farinha e o leite até ficar homogêneo e deixe descansar por cerca de 2h. Bata o ovo com o açúcar e vá adicionando o restante dos ingredientes batendo a cada adição. Quando todos os ingredientes estiverem incorporados, adicione essa mistura a de fermento, mexendo delicadamente.

Transfira para uma forma untada e asse em forno aquecido a 200. Espere esfriar completamente antes de desenformar, pois a massa fica bem delicada.

——————————
Em 2015: Pipoca caramelada
Em 2016: Frappuccino sem lactose