Arroz doce com leite queimado – testando GNT

Arroz doce com leite queimado, o jeito simples, o jeito complexo e como adaptar receitas da TV pra nossa vida. E senta que lá vem história…

arroz doce com leite queimado

Tudo começou com a frase “você viu o moço do fogo fazendo arroz doce?” ou algo semelhante. Fui atrás do tal arroz doce feito no fogo e cai nesse vídeo do programa Perto do Fogo do GNT. Achei muito interessante a ideia de queimar o leite antes, porque isso acaba dando um sabor (bem suave) caramelado pro leite. Então anotei os ingredientes pra experimentar a receita. Só tinha um problema: arroz arbóreo.

Pra quem não sabe: moro no interior de MG. E numa cidade pequena bem da gostosa de morar, mas péssima pra comprar ingredientes mais incomuns. E, pelo visto, arroz arbóreo faz parte dessa categoria: ingredientes difíceis de encontrar e mais caros que o aceitável. Bom, era só trocar por arroz comum e aumentar o tempo de cozimento né? Pois é, não.

arroz doce com leite queimado

Enquanto a receita original pede por 500ml, eu gastei 2 litros e o arroz ainda ficou duro. Sério, tudo bem gostar de arroz ao dente, mas arroz doce pede grão macio né? Meu arroz doce favorito (essa receita aqui) fica parecendo um pudim/mingau e tão molinho que fica. E ainda tem a questão do açúcar. Normalmente esse tipo de doce de roça leva bastante açúcar, mas essa receita tinha uma proporção estranha: menos açúcar do que arroz cru. Então aumentei um pouco o açúcar e o leite e fui tentar o passo a passo. Você pode ver minha luta no vídeo, mas sinceramente? A receita no fim do post tá melhor.

O que eu fiz pra melhorar esse passo a passo foi continuar com a ideia do leite queimado, que me conquistou desde o início. Mas adaptei para o jeito de fazer do arroz doce tradicional. Ou seja, cozinha o arroz em água pura primeiro, até o grão ficar macio. Só então junta tudo, leite queimado, leite normal, açúcar, arroz já cozido, e por aí vai. Daí é só deixar apurar pra ficar aquela consistência gostosa de arroz doce de roça, e com o sabor suave de leite queimado.

E aí? O que vocês acham desse tipo de teste das receitas de TV? Tem muita coisa que vocês vem e não rola de fazer em casa? Me contem nos comentários quais receitas ficaram ótimas na telinha mas não em casa! E quais vocês gostariam que eu testasse?

arroz doce com leite queimado

Arroz doce com leite queimado – original aqui

3/4 xícaras de açúcar
3/4 xícara de arroz
500ml de água
cerca de 1L de leite
1 canela em pau
1 casca de laranja

Cozinhe o arroz na água até que os grãos fiquem macios. Enquanto isso queime o leite: em uma panela aqueça duas xícaras de leite até começar a ferver. baixe o fogo e mexa o leite de vem em quando para que não derrame. Deixe reduzir até conseguir um creme levemente dourado; lembre de sempre raspar as laterais da panela pois ali está boa parte do sabor.

Acrescente o restante do leite, o açúcar e o arroz já cozido e misture tudo muito bem. Ainda com o fogo baixo acrescente a canela e a casca de laranja. Depois que ferver conte cerca de 5min e prove. Se o sabor de laranja já estiver do seu agrado retire a casca e continue cozinhando o arroz doce até dar o ponto. Isso é quando o doce não é mais um líquido com grãos de arroz e sim um creme. Retire do fogo e transfira para os potes em que for servir. Se gostar polvilhe canela em pó por cima.