Pão de batata com queijo, daquele super macio

Pão de batata com queijo, receita básica e fácil pra acompanhar tudo quanto é prato, fazer sanduíche, servir de lanche…

foto de cima, assadeira prateada com pão de batata com queijo

Dessa vez não tem muita enrolação antes da receita. O caso aqui é que eu vi esse pão de batata com queijo e apaixonei com ele. É a cara de um pãozinho que vende numa padaria aqui, e eu quis ver se dava pra fazer algo parecido em casa. E dá!

O resultado dessa receita é um pão super macio, leve pra caramba. E a receita é tão boa que mudei uma única coisa: o queijo. A receita original é com cheddar e eu usei muçarela, e você pode usar o queijo que quiser. É melhor usar queijos que derretem bem como prato, meia cura, etc? É. Mas dá pra usar o que você preferir, inclusive uma combinação de 2 ou 3.

close da assadeira com pão de batata com queijo

Mudaria alguma coisa na receita que fiz? Sim, a quantidade de queijo na cobertura. Eu usei a quantidade pedida na receita, mas achei que eles mereciam uma cobertura mais caprichada. Então na receita abaixo deixei de 1/2 xícara até 1 inteira, sendo que meia xícara é a medida que usei. A partir daí, e das fotos, dá pra você decidir o quanto você quer.

Última dica (não testada por mim): segundo a Tessa (autora da receita) dá pra fazer em duas etapas; depois de colocar cada pãozinho na assadeira, é só cobrir e eles podem dormir na geladeira até o dia seguinte antes de ir pro forno. Daí é só tirar da geladeira, esperar cerca de 1h e continuar a receita normalmente.

pão de batata com qeuijo partido sobre uma toalha branca

Pão de batata com queijo – original aqui

1 xícara de água morna
10g de fermento biológico seco
1 1/2 xícara de farinha de trigo

100g de manteiga sem sal macia
1/4 xícara de açúcar refinado
1 1/2 colher chá de sal
200g de batata
2 ovos
cerca de 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de muçarela ralada

manteiga derretida
1/2 a 1 xícara de muçarela ralada

Cozinhe as batatas, descasque, amasse e reserve.

Misture a 1 1/2 xícara de farinha com o fermento e a água morna e deixe descansar por 30min.

Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Continue batendo e vá acrescentando aos poucos: os ovos, a batata amassada, a 1/2 xícara de muçarela e a mistura de fermento. Quando essa mistura estiver meio homogênea comece a adicionar a farinha. Continue amassando e sovando a massa até incorporar toda a farinha e conseguir uma massa lisa. Transfira a massa para uma vasilha untada, unte a massa também e cubra com um plástico ou pano. Deixe descansar por cerca de 1:30min, ou até a massa mais ou menos dobrar de tamanho.

Divida a massa em 24 partes e faça bolinhas com cada parte. Transfira cada bolinha de massa para uma forma untada e enfarinhada, deixando pouco espaço entre cada uma. Cerca de 1cm de espaço já dá. Deixe descansar por mais 30min.

Cubra a assadeira com um papel alumínio untado e leve para o forno, a 200C, por 30min. Retire o papel, pincele cada pãozinho com manteiga e cubra com a muçarela, e volte ao forno até dourar bem.

——————————-
Em 2016: Pudim de Pão