Popovers de chocolate

Popovers de chocolate são umas guloseimas de nome estranho, sabor de chocolate meio amargo e uma textura bem diferentona.

popovers de chocolate

Comecemos pelo nome estranho! Popover é o primo americano dos Yorkshire Puddings ingleses, e ambos são praticamente irmãos gêmeos: uma massa bem líquida, com muitos ovos, que é assada numa forminhas bem quentes e com um pouco de manteiga fervendo dentro delas. A ideia é que o choque de temperatura faça a massa inflar, igual uma omelete infla na frigideira, formando um bolinho com casquinha crocante, massa úmida, tipo omelete, e um interior oco.

O que esses tem de diferente é o sabor de chocolate. Eu usei chocolate em pó, mas dá pra trocar por cacau numa boa, é só prestar atenção nas proporções. O chocolate que eu uso é 50% cacau, então pra fazer a troca nessa receita ficaria: 3 colheres de cacau e 3 de açúcar, mais as 3 colheres de açúcar opcionais. Eu confesso que sem elas achei a massa bem sem graça, tipo comida sem sal. Mas se a sua ideia for servir esses popovers de chocolate com açúcar, uma calda, ou outro acompanhamento doce, dá pra deixar essas 3 opcionais de fora.

popover de chocolate

E claro, a textura, minha nêmesis nesse tipo de receita. A ideia é: uma casquinha dourada e crocante, uma massa úmida e elástica e um grande interior oco. Eu sempre falho em conseguir os 3 ao mesmo tempo, e a culpa é metade minha, metade do forno. Teve vezes que não deixei o forno aquecer o suficiente, teve vezes que tirei antes dos minutos finais que fazem os popovers de chocolate ou não manterem a forma. Teve vezes, como essa, em que estava filmando e, entre dividir a massa nas forminhas, lidar com a câmera, levar a forma de volta pra cozinhar pra finalmente chegar no forno, a coisa toda desandou um pouco.

E porque eu apareço aqui com uma receita que eu nunca consegui fazer de forma realmente adequada? Principalmente porque eu sempre acabo gostando dos resultados, mesmo sabendo que poderiam ser melhores. Também porque eu gosto de manter a posição de que um prato não precisa ser perfeito pra valer a pena, e me sinto meio hipócrita defendendo isso e só querendo apresentar coisas perfeitas aqui. Por último porque o resultado não sai perfeito não por conta da receita e sim da minha ansiedade, do meu contexto, do meu forno… E eu não deveria ignorar uma receita só porque ela não encaixou perfeitamente na minha cozinha, talvez na sua ela se encaixe.

Ufa, acabei filosofando um bocado, então deixa eu correr para as formas de servir esses popovers. Eu confesso que o jeito que mais gostei de comer foi saindo do forno, quente o suficiente pra achar que ia queimar os dedos. Mas se você puder esperar os minutos necessários para retirar da forma e servir, eles também ficam uma delícia com uma camada simples de açúcar de confeiteiro por cima. Outro jeito que adorei foi com um pouco de calda de caramelo. Pra quem prefere um acontecimento mais no estilo sobremesa: servir uma bola de sorvete sobre um desses bem quentinho é a pedida certa!

popovers de chocolate

 

popovers de chocolate

Popovers de Chocolate

Ingredientes
  

  • 1 xícara farinha de trigo
  • 6 colheres sopa chocolate em pó veja texto acima
  • 1/2 colher chá sal
  • 4 ovos
  • 1 1/4 xícara leite
  • 2 colheres sopa manteiga - derretida mede antes, derrete depois
  • 3 colheres sopa açúcar opcional
  • 4 colheres sopa manteiga para a forma

Instruções
 

  • Ligue o forno a 220C para ir aquecendo.
  • Misture todos os ingredientes até conseguir uma massa lisa e bem líquida. Deixe Descansando por uns 15min.
  • Enquanto isso, divida as 4 colheres de sopa de manteiga entre 12 forminhas de cupcake, ou uma dessas formas com 12 cavidades. Se achar mais fácil pode derreter a manteiga antes.
  • Depois que o forno estiver aquecido, coloque nele a forma apenas com a manteiga, e deixe por uns 5minutos para derreter a manteiga e aquecer a forma. Se tiver usado a manteiga derretida, deixe apenas uns 3min para não queimar.
  • Retire a forma do forno e divida a massa de chocolate entre as forminhas. Volte imediatamente para o forno. Deixe 20min na temperatura de 220C e depois baixe para 180C e deixe mais 10min.
  • Retire os popover da forma ainda quentes e fura o fundo para que não murchem demais.

—————————
Em 2016: Pudim de Pão
Em 2018: Pão de Batata com Queijo