Suspiros de mexerica, ou tangerina, bergamota…

Suspiros de mexerica, ou bergamota, ou tangerina, mandarina, aquela fruta meio parente da laranja sabe? E ainda tem um truque fantástico pra quando o suspiro desanda!

suspiros de mexerica empilhados em um prato branco, do lado outro prato com alguns sanduíches feitos de suspiros e ganache

A ideia dessa receita veio do Pinterest (já viu o Cozinha por lá?), e claro que eu não consigo de forma alguma achar o link original. Então já fica o recado: caso você veja uma foto e merengues em forma de rosa, laranja clarinhos, recheados com chocolate, numa receita em inglês, é daí que veio a inspiração pra esses suspiros de mexerica!

Acabou que não usei a receita em inglês, pois achei que seria só acrescentar umas raspas de mexerica na minha receita tradicional de suspiros e pronto. E me enganei bonito, porque na hora que adicionei as raspas a receita desandou completamente e nada salvou… Mais algumas tentativas, dessa vez com a base de suspiro de limão da minha mãe, e melhorou bastante. Mas por algum motivo aquela caixa de ovo não tava de bem comigo, as claras não montavam firmes de jeito nenhum!

suspiros de mexerica empilhados em um prato branco em segundo plano. Em primeiro plano sanduíches feitos de suspiros e ganache

E aí eu fui pra internet pedir ajuda. E foi num link do wikihow que eu achei a resposta pros meus problemas: amido. Foi a única coisa que salvou os suspiros dessa leva. O que é muito estranho já que essa receita normalmente fica bem firme e brilhante. Então achei que mesmo com todos esses obstáculos valia a pena trazer essa receita pra cá.

Primeiro, porque o sabor é delicioso: A mexerica (tangerina?) dá um toque refrescante pro suspiro, e eles combinam muito com o recheio de ganache.
Segundo, porque em teoria essa receita funcionou algumas décadas, até o meu azar entrar no jogo. Então pode ser que com você o suspiro monte de primeira e nem precise de truque nenhum.
E terceiro porque se você der o mesmo azar que eu, tem truque pra salvar os tão queridos suspiros de mexerica. Ou qualquer suspiro na verdade. A ideia de acrescentar amido, qualquer amido, vale pro suspiro mais básico ou pra esses mais elaborados. Então vá com fé!

E não esquece de passar aqui e me contar de você animou de rechear os suspiros, e qual recheio você escolheu!

Suspiros de mexerica formando um sanduíche com ganache de chocolate, 3 sanduíches sobre um prato branco

Suspiros de Mexerica

2 claras
1/2 xícara de açúcar
2 colheres suco de mexerica
raspas de 1 mexerica
corante – se quiser
até duas colheres chá de amido de milho – se der ruim

Método 1 (da minha mãe):

Bata as claras em neve. Quando elas atingirem picos moles comece a acrescentar, aos poucos, o suco de mexerica, o açúcar e as raspas, por último o corante. Continue batendo enquanto junta tudo. Quando a mistura estiver lisa e brilhante, e firme está pronto. Se não montar, ou se desmontar durante o processo, continue batendo e no fim vá acrescentando o amido até que fique firme novamente.

Método 2 (internet):

Misture as claras com o açúcar e cozinhe em banho-maria (e em fogo baixo) até que o açúcar dissolva. Retire do banho-maria e comece a bater. Quando começar a montar acrescente o suco, as raspas e o corante, tudo aos poucos e tudo sem parar de bater. Quando a mistura estiver lisa e brilhante, e firme está pronto. Se não montar, ou se desmontar durante o processo, continue batendo e no fim vá acrescentando o amido até que fique firme novamente.

Independente do método escolhido, faça os suspiros no seu formato favorito em uma forma com papel manteiga OU untada OU com um tapete de silicone. Você pode fazer rosas com bico pitanga, gotas com bico simples ou até usar colheres para formar montinhos de massa. Leve para o forno mais baixo que você conseguir em casa já que o ideal seriam 90C. O meu forno indica 180C e eu deixo a porta dele entreaberta com a ajuda de uma colher de pau (truque de vó).

Caso sua forma de assar também seja com a porta do forno aberta é bom virar a forma onde estão os suspiros depois de uns 30min.

Depois de assados espere que eles esfriem completamente  e pode se fartar. Ou fazer mini sanduíches com seu recheio favorito. No meu caso foi a mesma ganache desse bolo.

sanduíche de suspiro de mexerica com ganache de chocolate, sobre fundo branco marmorizado