Rosquinhas caseiras fofinhas e açucaradas

Rosquinhas caseiras, cobertas com uma camada crocante de açúcar mas muito macias e levinhas por dentro! E só com ingredientes simples de ter em casa.

rosquinhas caseiras

Rosquinhas é um tipo de receita com muita cara de casa de vó que mora no interior, seja lá o que o interior signifique. E como aqui é interior (na maior parte das definições), pra gente rosquinha tem cara de lanche da tarde mesmo. Talvez por isso mesmo aqui no Cozinha já tem uma lista boa de diferentes rosquinhas.

Na maioria das vezes elas tem um ingrediente que salta a vista, e ao paladar, e que dá nome pra receita. Nessa onda já tivemos rosquinhas de nata, de sal amoníaco e rosquinhas de pinga, por exemplo. Mas existe um outro grupo grande de receitas que são as simples. Sem um ingrediente específico, só uma massa básica mesmo. E claro, como toda receita típica e antiga, pra cada família tem um receita diferente; todas juradas como a original.

rosquinhas caseiras

As de hoje também são receitas de família, mas não da minha. Essa receita chegou pra mim num bolo de papeis copiados a mão, cheios das receitas de família de uma amiga da minha mãe (oi Valéria!). No meio daquele tesouro todo estavam as Rosquinhas da Lolão. Não sei a história da receita, nem da Lolão, mas acabei pegando carinho por essa quitanda. É daquelas fáceis de fazer, do tipo mistura todos os ingredientes, modela e forno. Na original medidas caseiras e nada de temperatura de forno. Lembra muito as receitas da minha mãe.

Claro que pra cá adaptei as medidas para as xícaras e colheres padrão (1 xícara = 240ml, 1 colher sopa = 15ml). Posso ter acabado mudando alguma coisa nesse processo, mas sem intenção alguma. Como não faço ideia de como eram as originais, e como gostei muito do resultado dessa tentativa, elas se tornaram as nossas rosquinhas caseiras. Experimente, aproveite um dia de folga e modele as rosquinhas com calma. Elas rendem muito e duram bastante se guardadas em um vidro ou lata.

Mas se quiser fazer apenas meia receita, também dá. Você pode usar um ovo pequeno e menos leite; ou bater um ovo e pesar metade dessa mistura. A escolha é sua, e qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.

rosquinhas caseiras

Rosquinhas Caseiras

1kg de farinha de trigo
1 ovo grande
1 1/4 xícara de açúcar
1 xícara de óleo
25g de manteiga
3 colheres sopa de fermento em pó
cerca de 2 xícaras de leite

Misture todos os ingredientes, deixando o leite por último. Vá amassando e juntando o leite até conseguir uma massa que você consiga modelar. Pode precisar de menos ou mais leite. Com a massa homogênea e fácil de manusear, modele as rosquinhas. Eu pego um pouco de massa, faço um cordão, enrolo as duas pontas fazendo uma trança e depois junto formando uma rosquinha. Passe cada rosquinha no açúcar e transfira todas as rosquinhas para formas, que não precisam ser untadas, e leve para assar em forno a 230C. Meu forno não doura na maioria das vezes, caso o seu também não, fique de olho no fundo das rosquinhas, quando ele dourar elas estão prontas.

——————————
Em 2017: Bolo de Leite Ninho (daqueles pra festa)