Vinho do bispo, um vinho quente bem diferente

Vinho do Bispo é um vinho quente meio diferentão, que pode ser feito na base da caldeirada pra festa junina do bairro todo… Ou em versão individual pra ajudar a encarar o frio!

vinho do bispo

E se é uma espécie de vinho quente, você me pergunta, qual o motivo desse nome de vinho do bispo então? Seria essa bebida uma receita feita em homenagem a algum bispo famoso? Ou talvez é um jeito de aproveitar o vinho feito por algum monge em tempos imemoriais? Nada disso!

É apenas uma singela adaptação de um drink chamado Bishop, em bom português: Bispo. O meu primeiro contato com esse drink foi no Diffords Guide, e a versão deles é a mais próxima da nossa. As pequenas diferenças são nas proporções e no modo de preparo, que eu facilitei um pouco. A grande diferença é que eles pedem vinho do porto, e eu usei um vinho tinto seco, comum, que não fez muito sucesso aqui em casa. Pesquisando mais descobri várias outras versões, com e sem especiarias variadas, com lima, limão e laranja, e com diversos tipos de vinho. Algumas até incluem rum na mistura.

Acabei chegando a conclusão de que Bishop é um nome genérico pra vinho quente misturado com outras coisas. Então posso dar o nome que quiser, certo? Escolhi vinho do bispo porque já temos um vinho quente por aqui, e um vinho aromático também. Então fica a homenagem àquela primeira receita que inspirou isso tudo.

E levando essa história toda em conta, lembre que dá pra adaptar o que você quiser nessa bebida. Dá pra trocar a laranja por mexerica ou limão, dá pra trocar o cravo por canela, dá pra acrescentar uma cachaça se você achar que ficou fraco. Só não dispense o truque de esquentar a caneca (ou taça) antes. É fácil e faz muita diferença!

Vinho do Bispo

2 cravos
2 colheres sopa de mel
100ml de água
90ml de vinho tinto
30ml de suco de laranja
Água quente

Preencha a caneca, ou taça, onde for servir com água quente e reserve.
Junte a água, o mel e os cravos e leve ao fogo baixo até ferver. Desligue o fogo e misture o suco de laranja e o vinho. Esvazie a caneca, ou taça, e coe a bebida nela. Sirva em seguida.

——————————-
Em 2015: Samosa
Em 2016: Meu pé de moleque favorito