Pavê de Bis com Creme de Limão

Pavê de Bis com creme de limão, receita bem simples de fazer, sem origem certa e com algumas possibilidades de mudança!

pavê de bis

A receita surgiu aqui em casa anotada num papelinho com o nome de Taça de Bis. E depois de alguns bons anos ela finalmente veio pro Cozinha depois de virar sobremesa de dia das mães. Pra quem ainda não associou o nome ao doce, ou ainda não conhecia: o creme de limão é apenas leite condensando, creme de leite e limão batidos juntos até formar um creme encorpado; e o Bis é só um monte de Bis picados mesmo.

É uma combinação bem boba mas que fica muito bem equilibrada quando se pensa na acidez do creme junto da doçura do bombom. Mas ainda assim é um doce que dá pra montar de diversas formas. Eu começo com a que eu escolhi: ignorei a taça e fiz numa travessa, tipo pavê clássico mesmo, e em camadas intercaladas de bombom e creme. Daí a mudança de nome pra Pavê de Bis. E finalizei com granulados pra não pesar nem ficar uma coisa sem acabamento.

Mas ao pesquisar pra montar esse texto encontrei versões que misturam os dois (tipo uma maionese doce?) e servem em tacinhas individuais. Também tem as versões, individuais ou coletivas, com cobertura de ganache com chocolate meio amargo. Vi uma que também finalizava o doce com um merengue. Algumas pessoas deixam o bis inteiro, o que garante um pouco a mais de crocância, outras trituram bem o bombom.

pavê de bis

As proporções também variam bastante e acho que é aí que mora o verdadeiro truque da receita. Aqui, pra 4 latas de creme e 3 caixas de bis, achei que ficou no limite do equilíbrio (ó ele aí de novo). Ficou ácido o bastante para não ficar doce demais, e com bis o bastante pra não ficar muito creme pra uns pedaços de bombom perdidos aqui e ali. Mas por isso mesmo prefiro deixar a dica: se você quiser doces bem doces, aumenta pra 4 caixas de bis e usa a caixa extra pra fazer uma camada por cima do creme no final. Vai impedir o doce de ressecar na geladeira e garantir mais doçura pra ele.

Se você prefere bem doce mesmo, sempre dá pra trocar o bis original pelo de chocolate branco que é mais docinho.

Antes que eu esqueça: uma pequena mudança que fiz no passo a passo. Praticamente todas as versões que encontrei diziam pra bater o creme na batedeira ou no liquidificador. Mas um fouet resolve sem muito esforço. O limão engrossa o creme com menos de 2min batendo e depois disso não fica muito ar incorporado nele, então não tem necessidade de ficar batendo eternamente. Prefere fazer no liquidificador ou na batedeira? Sem problema! Mas eu tenho preguiça de lavar coisa que dá trabalho e acho o fouet mais fácil…rs

E pra fechar, a falta da origem. O Pavê de Bis, ou torta, ou creme, é mais uma receita que me deu uma sova na hora de encontrar qualquer informação que não a receita em si. A menção mais antiga que encontrei foi de 2009, mas essa também apenas dá a receita, sem mais informações. Então fica o pedido, se você tem alguma informação sobre de onde vem essa receita eu adoraria dar os devidos créditos por aqui.

pavê de bis

Pavê de Bis com Creme de Limão

Ingredientes
  

  • 3 caixas bis (80 unidades)
  • 2 latas creme de leite sem soro
  • 2 latas leite condensado
  • 4 limões
  • Granulado de chocolate opcional

Instruções
 

  • Em uma vasilha bata o creme de leite com o leite condensado e o suco (coado) dos 4 limões até formar um creme. Reserve.
  • Corte todos os bis em pedaços de cerca de 0,5cm.
  • Em uma travessa de cerca de 15x30cm faça uma camada fina do creme, cubra com 1/3 do bis, cubra com mais creme e vá intercalando até acabar com o creme por cima.
  • Cubra tudo com o granulado, ou a cobertura escolhida, e leve para a geladeira por algumas horas para acabar de firmar.

 

 

————————-
Em 2017: Bolo de Leite Ninho
Em 2018: Rosquinhas caseiras