Torta Primavera pra colorir o seu almoço

Torta primavera lindona, colorida, leve e gostosa, pra fazer bonito na mesa e ainda fingir que é salada! Até porque, abobrinha e cenoura entram na parte de salada, não é?

torta primavera

Tá, não sei se dá pra qualificar como salada, mas é um jeito gostoso (e bonito) de colocar mais legumes na mesa. Então acho que já vale você experimentar essa torta. Até porque esse trabalho todo aí do recheio, na verdade não dá trabalho nenhum!

Essa torta foi inspirada na Torta Ratatouille, que usa a mesma técnica mas tem recheio diferente e massa só parecida. O segredo é fatiar os legumes bem fininhos para que dê pra acompanhar as curvas da forma, e ter paciência pra enfileirar todo mundo nessa espiral. Agora, se não quiser dá pra fazer uma versão mais parecida ainda com a ratatouille original: fatie normalmente, cortando rodelas, e enfileire intercalando os legumes. Se a cenoura for muito fininha ainda dá pra cortar na diagonal pra fica rum resultado mais harmonioso. Tudo questão de gosto.

E o mesmo vale pros temperos usados. Nesse dia eu preferi ficar apenas com cominho, que eu acho que combina muito bem com todos os elementos dessa torta primavera. Mas quem não gosta, ou não tem em casa, pode usar qualquer outro tempero que preferir. Dá inclusive pra ficar só no sal e pimenta mesmo. Ou pra usar toda a despensa!

Uma última dica de possíveis alterações? A massa. Aqui em casa o gosto é por massas grossas, bem servidas, põe generosidade nessa farinha! Pra quem prefere massas mais fininhas, talvez seja melhor fazer apenas 3/4 da receita da massa, e manter a quantidade de recheio e o tamanho da forma. Pronto, várias opções postas, agora é só escolher o que cabe melhor na sua cozinha e correr pra garantir sua torta primavera também!

torta primavera

Torta Primavera

3 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga gelada
1 ovo
1 colher chá de sal
1 pitada de pimenta do reino
1/2 colher chá de cominho em pó
cerca de 10 colheres sopa de água gelada

1 abobrinha grandona
2 cenouras médias
1/4 xícara de molho de tomate
2 pitadas de sal
1/2 colher chá de cominho em pó
azeite a vontade

Para a massa misture a farinha com o sal, a pimenta do reino e o cominho. Pique a manteiga em cubinhos e misture na farinha, esfarelando, até formar uma espécie de farofa. Não se preocupe em desmanchar a manteiga totalmente, uns pedaços visíveis garantem uma massa mais crocante. Junte o ovo e comece a misturar e juntar a água. Vá adicionando a água aos poucos até que a massa se forme. Não sove a massa. Assim que tudo se juntar em uma bola meio coesa já tá bom. Enrole em plástico e deixe na geladeira por 30min. Passado esse tempo, abra a massa e forre uma assadeira de cerca de 25cm de diâmetro. Se ainda for preparar o recheio volte com ela pra geladeira até a hora de usar.

Para o recheio corte a abobrinha ao meio, no sentido o comprimento. Descarte as pontas e fatie o mais fino que conseguir. Se tiver um mandolim essa é a hora de usar, mas eu fiz na faca e deu certo. Já a cenoura é melhor se fatiada com um descascador de legumes, e sem cortar ao meio antes. E como ela é mais firme, aqueça uma panela com água e, quando a água ferver, coloque a cenoura por 2min, apenas para amolecer. Retire da água quente e deixe escorrer bem antes de usar na torta.

Recheando: retire a massa da geladeira e fure o fundo e as laterais com um garfo. Espalhe o molho de tomate no fundo da massa e salpique uma pitada de sal. Arranje as fatias de cenoura e abobrinha, intercalando fileiras de cada uma e formando uma rosa. Salpique mais uma pitada de sal sobre elas, e salpique também o cominho. Por fim regue tudo com o azeite e tampe com papel alumínio. Leve ao forno, aquecido a 200C, por 30min. Retire o papel alumínio e deixe mais cerca de 20min ou até dourar ao seu gosto.

——————————–
Em 2014: Fruta no forno