E eu vou começar com essa história de uma panela só, porque se for seguir o hábito da internet era pra essa receita ser anunciada como “almoço numa panela só”. Mas assim, se eu tô fazendo o molho numa panela e cozinhando o macarrão em outra já são duas panelas, né? Então vamos de quase…
E o nome tagliatelle primavera é porque ele foi inspirado na nossa Torta Primavera, cujo recheio é justamente feito de fatias de abobrinha e cenoura. Essa receita apareceu num reel do Cozinha com várias ideias de preparos com macarrão. Mas esse tipo de preparo já aparece aqui em casa há um tempo. Sempre com um macarrão comprido, sempre com esses vegetais, e algumas variações.
A versão de hoje é só uma ideia mais estruturada que eu parei pra medir, anotar, e transformar na receita abaixo. Digo tudo isso porque quando o assunto é almoço, eu entendo as receitas mais como sugestões do que como regras a serem seguidas. Mas se você não tem intimidade com a cozinha, dá pra seguir a receita no fim desse post e conseguir um almoço gostoso.
Então sim, dá pra usar outros vegetais. Dá pra fazer com outra carne, ou sem carne nenhuma. Dá pra usar macarrão curto, mas nesse caso eu indico picar os vegetais em cubos do tamanho do macarrão porque facilita na hora de servir e comer. E claro, dá pra usar molho branco ou molho de tomate.
Se você prefere um molho branco, tem uma versão basicona mas bem gostosa nesse Macarrão com Legumes Assados. (Eu gosto dela porque não leva creme de leite… molho branco não precisa de creme de leite, gente)
E se você prefere uma versão vegana desse tagliatelle, e não quer molho de tomate, tem como fazer um molho bem simples acrescentando alguma gordura mais firme e a água do macarrão e misturando muito, como citado na receita. Vai ficar um pouco menos cremoso, mas ainda bem gostoso.
Descasque a cebola, pique em cubinhos e reserve.Descasque a cenoura e fatie com um descascador de legumes, fazendo tiras finas e maleáveis. Fatie a abobrinha da mesma forma, parando quando chegar no miolo. Reserve as fatias.
Em uma panela grande aqueça o óleo e refogue a cebola com uma pitada de sal, uma pitada de pimenta e cerca de 1/2 colher chá de cominho e mais 1/2 colher chá de coentro.
Quando a cebola começar a dourar junte metade do caldo, tampe a panela e deixe ela cozinhar. Quando o caldo secar, junte o frango, misture bem, e adicione o restante do caldo. Deixe cozinhando para que todos os sabores se mesclem.
Em outra panela coloque cerca de 3L de água pra esquentar. Acrescente um punhado bom de sal nessa água.
Quando o caldo do frango secar, adicione o suco limão e misture.Junte a cenoura e a abobrinha na panela com o frango, misture bem. Prove o tempero, ajuste conforme o seu gosto, desligue o fogo e tampe.
Cozinhe o macarrão na água salgada até que ele fique al dente. Desligue o fogo e transfira o macarrão para a panela com os legumes. Não tem problema se for um pouco de água junto. Não descarte a água salgada que sobrar.
Ligue o fogo baixo e misture o macarrão com os outros ingredientes. Junte a manteiga, o parmesão e comece a misturar tudo muito bem. Vá adicionando a água do cozimento do macarrão aos poucos (uma concha ajuda aqui), e misturo tudo vigorosamente pra emulsionar o molho. Quando o molho estiver na consistência desejada desligue e sirva em seguida.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.