Frango agridoce, frito e no forno

Frango agridoce, primeiro empanado e então envolto em um molho, esse sim agridoce, e levado ao forno para secar.

frango agridoce

Esse frango me conquistou assim que vi a primeira foto da receita original. Quando li a receita decidi que queria experimentar assim que possível. E a foto que ilustra esse post foi feita na segunda vez que tentei a receita. Então sim, esse frango agridoce é o tipo de prato que entrou pra lista dos que a gente repete várias vezes.

E não foram feitas muitas mudanças; uma ou duas nos ingredientes do molho para manter o sabor da original mas com ingredientes mais fáceis de encontrar. E eu também aumentei a receita para 1kg de frango. Aqui deu pra alimentar 4 adultos comendo bem e ainda sobrou um pouco pra petiscar de tarde. Dica: fica uma delícia pra petiscar, pra improvisar uma janta ou mesmo pra lanche!

E falando em dicas, algumas sobre como eu fiz esse frango. Eu coloquei molho de tomate na receita mas o que usamos por aqui é passata, que é basicamente só tomate. Se você for usar molho de tomate cuide pra não usar um muito salgado. Mais uma dica: a linha de montagem que eu menciono na receita não é uma necessidade, mas ajuda bastante, principalmente quem não tem desenvoltura na cozinha. Por último, se você tiver uma pinça de churrasco, dessas grandonas, essa é a hora de usar. O frango espirra bastante na hora de fritar, então virar e pegar os pedaços na gordura com uma pinça dessas ajuda muito.

Frango agridoce – original aqui

1 kg de frango – veja texto acima
sal
3/4 xícara de amido de milho
3-4 ovos
óleo para fritar

Corte o frango em pedaços de cerca de 2cm e tempere ligeiramente com o sal. Passe pelo amido de milho, pelo ovo e frite em pouco óleo. Eu montei uma linha de produção:

Primeiro uma bandeja onde coloco os pedaços já cortados, sem amontoar. Polvilho um pouco de sal por cima de cada pedaço.
Do lado 2 pratos, um com o amido de milho e outro com os ovos batidos.
Do lado o fogão com a panela com apenas 1 dedo de óleo já quente.
Do lado da panela onde frito uma outra panela com uma peneira de metal onde deixo o frango frito escorrendo o excesso de óleo. Se não tiver a peneira de metal deixe aqui um prato com papel toalha.
Depois de escorrer o excesso de óleo transfira os pedaços de frango para um refratário.

Não frite muito frango de uma vez, se encher a panela o óleo esfria e o frango encharca. Depois que todos os pedaços de frango estiverem fritos e no refratário prepare o molho que vai deixar o frango agridoce:

1/2 xícara de açúcar
2 colheres sopa de ketchup
1/4 xícara de molho de tomate – veja texto acima
1/2 xícara de vinagre branco
2 colheres sopa molho de soja
2 dentes alho amassados
50ml de água

Misture todos os ingredientes do molho e regue todo o frango. Misture bem para que todos os pedaços estejam cobertos. Então leve ao forno, a 230C, por cerca de 45min. A cada 15min revire os pedaços para que sequem por igual. Sirva seu frango agridoce com gergelim torrado.