Pizza Portuguesa da casa, com massa de revista

Portuguesa da casa é a pizza da vez aqui no CozinhaRoman, com massa fofinha e fácil e recheio generoso e customizado!

portuguesa da casa

E bota customizado nisso, porque alguém sabe quais os ingredientes oficiais de uma pizza portuguesa? Em cada cidade que morei o sabor tinha uma lista diferente de opções no recheio. Então por aqui resolvemos fazer a portuguesa da casa, com algumas coisas que sempre vi em todas que provei (oi ovo cozido) e sem outros ingredientes não tão queridos na casa.

E é por isso que essa pizza não tem cebola, ou azeitonas, ingredientes que dão disputa por aqui. Mas fique totalmente a vontade pra ignorar a minha listinha abaixo e rechear a sua massa como quiser! Já a massa… Essa eu tenho que recomendar! Ela veio de uma edição da revista do Clube Wine, que não patrocina esse site mas bem que eu gostaria… Junto da receita da massa vinham várias opções de recheio, mas confesso que a melhor combinação que provei foi a que não veio na revista: a portuguesa da casa que apresento pra você hoje.

Antes de partir direto pra receita (massa e recheio separados pra você fazer como quiser), só uma coisa: eu já fiz essa receita do jeito que veio na revista, e com o dobro de fermento, graças a uma mega distração durante o preparo. Acabou que preferimos com mais fermento, então é essa a versão que ficou. O resultado? Uma massa super fofa e ligeiramente gordinha, ideal pra quem gosta de pizza com bastante massa!

Massa de Pizza da Wine

500g de  farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar
10g de fermento biológico seco
3 colheres sopa de azeite
1 1/2 xícara de água morna – pode precisar de menos
2 colheres chá de sal

Misture a farinha com o açúcar, o fermento e o sal. Junte o azeite e 1/3 da água. Vá misturando a massa e acrescentando a água aos poucos, pode ser que não precise de tudo. Sove a massa até que ela fique lisa e macia, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho, cerca de 30-40min.

Ligue o forno a 230C. Abra a massa, com os dedos ou um rolo, dá certo dos dois jeitos, e transfira para uma forma baixa de cerca de 40cm de diâmetro. Eu uso uma forma furada, que não precisa ser untada, mas se a sua não for, unte a forma antes. Recheie e leve ao forno por pelo menos 15min.

Recheio “Portuguesa da Casa”

1/4 xícara de molho de tomate
300g de presunto ralado
200g de mussarela ralada
2 ovos cozidos cortados em gomos
1/2 xícara de pimentão cortados em cubos – usei vermelho e amarelo
orégano a vontade

Espalhe os recheios, na ordem citada acima, por cima da massa. Leve ao forno até que a mussarela comece a dourar.

—————————-
Em 2016: Brigadeiro de Capim Limão