Flammkuchen, uma pizza fininha e diferente

Flammkuchen é uma massa, tipo de pão, aberta bem fina e assada com uma cobertura de creme azedo, cebolas e bacon.

ingredientes do flammkuchen

A primeira vez que vi essa receita foi com seu nome francês: Tarte Flambée (oi Ana, oi Renan). E a mesma receita tem dois nomes porque ela é típica de uma região bem entre Alemanha, França e Suíça. Assim cada país vai defender que a receita é sua, e dar seu nome. Como a receita que eu usei vem de um site alemão (Chefkoch) eu resolvi usar o nome flammkuchen.

Mas independente da língua, o nome sempre remete a uma “torta/pão assada em chamas”. Embora o flambée faça a gente pensar em flambar, na verdade isso quer dizer assar num forno com lenha e fogo. E assar até as bordas quase queimarem. Igual a gente faz com pizza. E por isso mesmo esse prato já foi chamado de “pizza alemã”.

E aí, já começa a minha implicância com as receitas que eu encontrei. Porque todas falam pra assar o flammkuchen a 200C. E assim, pra mim essa temperatura é baixa o bastante pra assar um bolo delicado. Se alguém me fala numa massa fininha que precisa ficar crocante e quase queimar nas bordas, o que eu vou imaginar é uma temperatura mais alta. E foi isso mesmo que eu deixei na receita abaixo. Assando a 200C a cobertura resseca antes de a massa ficar crocante, e não é isso que a gente quer.

flammkuchen

Falando no recheio, vamos aos detalhes dele. O tal lardon que as receitas falam é apenas um corte diferente de bacon. Se você tiver um pedaço grande de bacon é só picar em pedaços compridos. Se você só tiver bacon já cortado em cubinhos não tem problema. A cebola é uma dúvida minha: das receitas que li nenhuma especifica o tipo de cebola, apenas dizem pra cortar em fatias. Mas pesquisando imagens, (quase) todas as tarte flambées eram com cebola branca, e (quase) todas as flammkuchen eram com cebola roxa. Portanto, com cebola roxa eu fiz. E portanto faça com a que você preferir.

Pra fechar os ingredientes do recheio, o creme azedo. Esse é um ingrediente facilmente encontrado pronto em alguns países, mas não no Brasil. O que a gente faz é azedar o creme de leite antes de usar. E claro que creme de leite fresco funciona melhor e fica mais gostoso aqui. Também é claro que ele não é tão acessível assim.

Então eu resolvi testar com o creme de lata mesmo. Tirei o soro de uma lata de creme, dessas de 300g, e pesei os 200g que a receita pede. Foi quase o creme todo mas não foi todo. Honestamente? Acho que não teria problema nenhum usar o creme todo e apenas colocar um pouco mais de limão e tempero. O resultado final ficou bom, e acho uma opção mais viável pra maioria das pessoas.

Por último, duas curiosidades. O (a?) flammkuchen costuma ser servido com vinho branco gelado e eu acho essa combinação não só deliciosa mas a cara do verão. E existem outras variações de recheios como uma com cogumelos. É claro, cada uma delas tem um nome diferente, e dá pra ter uma primeira impressão disso na própria Wikipedia.

flammkuchen

flammkuchen

Flammkuchen

Ingredientes
  

  • 200 g farinha de trigo
  • 1 colher chá sal
  • 1 colher sopa óleo vegetal
  • 110 ml água
  • 200 g creme de leite sem soro veja texto acima
  • sal e pimenta a gosto
  • 1/2 limão
  • 1 cebola roxa
  • 100 g bacon em cubos

Instruções
 

  • Junte a farinha com a colher de sal, o óleo e a água. Misture e sove até ficar uma massa lisa. Cubra com plástico (ou a própria vasilha) e deixe descansar 30min. Enquanto isso prepare os recheios
  • Misture o creme com o limão e sal e pimenta a gosto.
    Descasque a cebola, corte ao meio e fatia no formato de meia-lua.
  • Ligue o forno a 230C.
  • Abra a massa bem fina, formando um retângulo grande. Fica bem fina mesmo. Transfira para uma assadeira untada. Espalhe o creme de leite azedo sobre a massa. E sobre ele distribua a cebola e o bacon (cru mesmo).
  • Leve ao forno até dourar e sirva em seguida.

—————————————–