Sorvete de Buttermilk com morango

Sorvete de buttermilk que equilibra o ácido e o doce na medida certa. E pra deixar ainda mais gostoso, todo permeado com calda de morango.

sorvete de buttermilk

Esse sorvete só apareceu por aqui por conta de uma outra receita que deu errado. Porque por aqui é assim, a gente aproveita tudo que pode, do melhor jeito possível. A história é que eu estava tentando fazer uma versão de mascarpone caseiro. A tal receita dizia pra levar creme de leite e limão ao fogo por alguns minutos, desligar e esperar a mágica acontecer. É claro que a mágica não aconteceu, e eu fiquei com uma vasilha de creme de leite azedo.

Então fui atrás de uma receita que aproveitasse esse creme, e acabei esbarrando nesse sorvete de buttermilk. Digo esbarrando porque ele não usa exatamente creme azedo, mas buttermilk. Que é o soro do leite e que, aqui no Brasil, a gente substitui por uma mistura de leite com limão. Além do buttermilk, a receita também pedia leite, então troquei umas bolas, não azedei o leite e aproveitei meu creme; mudei algumas etapas do processo pra garantir que ia dar certo e pronto: sorvete de buttermilk versão daqui de casa!

O resultado é um sorvete de creme que tem um leve toque ácido, muito interessante. E que fica ainda mais especial por conta da calda de morango misturada nele. Eu preferi misturar apenas ligeiramente, deixando esse marmorizado visível nas fotos. Mas você pode misturar mais ou menos conforme o seu gosto.

Pra finalizar e ir logo pra receita do sorvete de buttermilk, só uma lembrança de como fazer quando não tem sorveteira disponível. O banho maria invertido funciona e tudo que você precisa é uma tigela com água e gelo, e uma batedeira de mão; ou um mixer; ou um fouet e muuita disposição.

sorvete de buttermilk

Sorvete de Buttermilk – original aqui

1 xícara de creme sem soro
1 colher sopa de limão
1 xícara de leite
3/4 xícara de açúcar
1/4 colher chá de sal
4 gemas

Misture o limão com o creme e leve ao fogo baixo até começar a parecer que vai ferver. Desligue o fogo, misture bem e leve para a geladeira até gelar totalmente.
Misture as gemas com o açúcar, até dissolver bem, acrescente o leite e o sal e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar e virar um creme. Retire do fogo e mexa bem, para esfriar mais rapidamente. Quando tiver amornado misture o creme azedo e leve para a geladeira novamente, até gelar tudo de novo.

Quando o creme estiver bem gelado bata na sorveteira, ou no banho-maria invertido, atpe que se forme um sorvete.

Calda de morango

200g de morango
3 colheres sopa de açúcar
1 pitada de sal

Pique os morangos, misture com o açúcar e o sal e leve ao fogo baixo. Vá mexendo e cozinhando esses morangos e, quando eles estiverem macios, comece a amassar os morangos até formar uma calda rústica. Quando reduzir a uma calda, retire do fogo e deixe na geladeira até o sorvete estar pronto.

Quando o sorvete estiver pronto, misture apenas ligeiramente com 1/3 da calda, transfira para uma vasilha com tampa e leve ao congelador por umas 4h antes de servir. Sirva com o restante da calda.

—————————–
Em 2015: Gaspacho