Petisco de enroladinho de salsicha

Petisco de enroladinho de salsicha é o melhor nome que eu consegui pensar para essa forma diferente de apresentar o antigo enroladinho. E vem que tem mais ideias.

petisco de enroladinho de salsicha

Essa receita nasceu de uma foto vista em algum blog estrangeiro e, depois da animação de quem ia provar, de uma improvisação na cozinha daqui de casa. A massa da receita dizia-se massa de pizza, mas na foto parecia mais um pãozinho doce. Resolvi seguir com a ideia da pizza e com uma bem específica: a pizza da minha infância que minha mãe aprendeu com um dos livros Dona Zizi.

Essa massa é bem fácil, sem fermentação biológica, e beeem versátil. Então fui com ela e o resultado me surpreendeu: um petisco de enroladinho de salsicha com massinha crocante e sequinha. Acabei gostando, apesar de ter ficado bem diferente da primeira ideia. E é essa a receita de massa que aparece logo abaixo. Mas pra quem prefere aquele enroladinho mais tradicional, qualquer receita de pão doce vai resolver. Eu recomendaria o desse link em especial, mas não faço ideia de quanta massa seria preciso pra quantas salsichas…

Por fim, as salsichas. Eu costumo evitar esse tipo de embutido. Aquela história de comida de verdade e tudo mais. E é justamente porque no meu dia a dia praticamente não tem embutidos que eu não fico preocupada de fazer esse tipo de prato as vezes. Se você não pode ou não gosta de salsicha, e ainda assim chegou até aqui, linguiças podem ser uma boa ideia de substituição. Provavelmente a forma vai precisar de um papel manteiga, ou talvez seja melhor cozinhar/fritar a linguiça antes. Eu pretendo testar essa ideia e, quando acontecer, volto aqui pra contar.

Pra acabar essa conversar toda e ir logo pro petisco de enroladinho, a versão vegetariana. Eu não faço ideia! Quebrei cabeça pensando no que poderia virar recheio desses enroladinhos e ainda não consegui pensar em nada. Então se você tiver alguma ideia do tipo por favor me conta??

Petisco de Enroladinho de salsicha

2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
25g de manteiga macia
200ml de leite
10 salsichas de cachorro quente

Ligue o forno a 230C.

Misture a farinha com o fermento e o sal. Acrescente a manteiga e o leite e amasse até ficar uma massa lisa. Deixe descansar, coberta, por cerca de 30min.

Enquanto isso parta a salsichas em 3 partes e unte uma forma redonda, de fundo removível, com óleo. Divida a massa em 30 pedaços. Abra cada pedacinho de massa em um retângulo, e envolva um pedaço de salsicha com ele, como se faz com um enroladinho comum. Repita com todos os pedaços de salsicha e então arranje-os na forma, um do lado do outro. Eles não precisam ficar longe um do outro, já que essa massa não cresce muito.

Pincele tudo com azeite e leve ao forno até que comece a dourar. Espere uns 5 minutos antes de desenformar e servir.