Mate com Rum e algumas ideias

Mate com Rum, e como poucos ingredientes fazem um drink refrescante e saboroso. E mais algumas combinações interessantes também.

mate com rum

Chá mate é algo que me salva durante o verão. Faço logo de 1L pra cima e deixo uma jarra na geladeira com algumas fatias de laranja de molho no chá. Na hora que o calor aperta, encho um copo com gelo e completo com chá saborizado com a laranja. Se não tiver laranja, vale espremer umas gotinhas de limão no copo, junto do chá. Uma delícia, um pouco a mais de cafeína pra combater a leseira que o calor gera, e ainda é refrescante. Agora, chá mate com rum é um outro nível de delícia.

Dava pra só fazer o chá e misturar o rum? Até dava, mas qual seria a graça de repetir um conceito? Resolvi fazer logo um drink bonitão, com direito a raminho de hortelã e tudo. E sim, até a hortelã tem razão de ser. Mas comecemos pelo chá: eu faço pouco adoçado porque esse é meu costume por aqui. Você pode fazer totalmente sem açúcar e aumentar o açúcar no drink, conforme seu gosto; ou pode fazer o chá bem docinho e pular a parte do açúcar no drink.

Ainda nas bebidas, eu usei rum ouro, mas a verdade é que pra mim tanto faz qual deles você usar. Se só tiver rum branco em casa, vai com ele mesmo e vai continuar gostoso. Vale usar outra birita? Vale, mas o sabor vai mudar. Use uma que você goste e provavelmente você terá criado um drink novo. Parabéns!

Agora, pra finalizar esse mate com rum eu escolhi uma fatia de limão e um ramo de hortelã. A fatia de limão ajuda a saborizar de forma muito sutil; a medida que você mexe o canudo espreme a fatia e o drink fica mais fresco. E a hortelã vai junto do canudo, justamente porque a cada vez que você mexer nele as folhas vão soltar seu perfume refrescante. Pronto, drink bem festivo, cara de verão, e pronto pra enfrentar uma tarde de sol!

Chá Mate

500ml de água
2 colheres sopa de chá mate
1/4 xícara de açúcar

Drink Mate com Rum

1 1/4 dose de rum ouro
2 doses de chá
3/4 doses de limão
1/2 dose de açúcar refinado
Uma fatia de limão e um ramo de hortelã para servir

Em uma coqueteleira cheia de gelo bata o chá, o rum, o açúcar e o limão. Coe em uma taça com gelo e a fatia de limão; sirva com um canudo junto de um ramo de hortelã.

—————————–
Em 2016: Bicho de pé
Em 2017: Pesto