Haupia, o pudim de coco havaiano

Haupia, um meio termo entre um mingau e um pudim, com uma textura leve e doce sem ser enjoativo, e vindo do outro lado do continente.

haupia

Essa é uma sobremesa tradicional do Havaí e realmente é complicado falar sobre sua textura. Embora o modo de preparo seja o mesmo de um mingau, as proporções resultam em algo um pouco mais firme. Quase como uma gelatina seria, mas bem mais cremoso, quase como um pudim, mas bem mais leve. Enfim, sentiu minha dificuldade? Acabou que esse particularidade toda me conquistou.

Confesso que a apresentação tradicional também ajudou: perfeitos quadradinhos servidos sobre folhas de Ti, que eu acredito ser um tipo de Dracena. O comum é que o creme saia da panela direto para uma forma quadrada para esfriar; e então antes de servir essa placa de Haupia é cortada em quadrados. Mas eu não quis arriscar, já que não sabia como seria a textura final dessa tentativa. Então usei forminhas de silicone para cupcakes que acabaram sendo muito práticas, principalmente na hora de desenformar. Não foi preciso nem untar a forma antes. Caso você não queira nenhuma dessas opções é só servir em potinhos individuais e não desenformar.

haupia

Também não tenho muita certeza se a (o?) Haupia é servida sempre com o coco tostado por cima ou não, mas gostei bastante desse resultado. Como a textura é muito leve, eu preferi um coco ralado fininho e acho que combinou bem também. Se for comprar o coco ralado pronto, eu indico escolher um úmido e adoçado; foi esse o que eu usei e o sabor do açúcar tostado deu um toque a mais de sabor que ficou bem bom.

Por fim, vi na Senhora Wiki que no Havaí tem se usado Haupia como cobertura de bolo. E fiquei muito curiosa! A ideia é, num futuro próximo, fazer um poke cake com esse bolo de coco e haupia por cima. Me cobrem!

Haupia – original aqui

1 1/2 xícara de leite
1 1/2 xícara de leite de coco
1 colher chá de essência de baunilha
6 colheres sopa de açúcar
5 colheres sopa de amido de milho
1/4 xícara de coco ralado*

*veja mais no texto acima

Misture o açúcar com o amido e a baunilha. Acrescente o leite e o leite de coco aos poucos, misturando bem para evitar que empelote. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e quando começar a ferver deixe cozinhar, ainda mexendo, durante cerca de 10min.

Divida esse creme em forminhas de silicone, ou nos potinhos em que for servir, e leve para a geladeira por algumas horas para firmar. Enquanto isso, espalhe o coco ralado em uma frigideira e leve ao fogo baixo, mexendo até dourar.

Na hora de servir, desenforme se for o caso e, polvilhe o coco ralado tostado por cima.

—————————-
Em 2015: Pepilancia Twist
Em 2017: Sorvete de Piña Colada