Pipoca com caramelo balsâmico

Pipoca com caramelo balsâmico é um passo a mais, a partir da pipoca caramelada tradicional, para fugir da pipoca de sempre.

pipoca com caramelo balsâmico

A pipoca caramelada já é uma delícia e, na minha opinião uma das pipocas mais gostosas que se pode fazer em casa. Acho que muita gente deve concordar já que esse é o vídeo mais visto do nosso canal no Youtube. Mas a gente sempre pode melhorar, né?

A ideia de caramelo balsâmico já estava me rondando a um tempo. E, quando fui procurar uma receita de petisco fácil e diferente pra postar aqui, pensei nela de novo. Será que daria certo misturar o vinagre balsâmico com o caramelo da pipoca? Fui pro google e achei algumas opções, cada uma usando um caramelo diferente como base…

Então achei uma boa ideia usar como base uma receita que eu já conhecesse, soubesse como se comporta e gostasse do resultado. Ou seja, claro que eu ia adaptar a receita da pipoca caramelada. Não fiz muita coisa, só acrescentei duas colheres de vinagre balsâmico na última etapa antes de misturar o caramelo na pipoca.

Devo dizer que esse é um ótimo jeito de começar. O resultado é bem suave, tão suave que quem não souber do que se trata dificilmente vai adivinhar que tem um tipo de vinagre no caramelo. Pro meu gosto, eu colocaria mais, talvez até 4 colheres de vinagre. Então fica a dica, comece aos poucos e vá deixando o seu caramelo balsâmico mais forte a medida que for se adaptando a sabor.

Dica extra: quer experimentar mas não sabe o que fazer com todo o restante da garrafa de vinagre balsâmico? Tem essa redução maravilhosa que é basicamente o que me faz querer comer alface.

pipoca com caramelo balsâmico

Pipoca com Caramelo Balsâmico

1/4 xícara de milho de pipoca
1 pitada generosa de sal
óleo para estourar a pipoca
1 xícara de açúcar
25g de manteiga
2-4 colheres sopa de vinagre balsâmico – veja texto acima
1 colher chá de sal para o caramelo

Em uma panela grande misture o milho de pipoca, a pitada generosa de sal e o óleo e estoure a pipoca normalmente. Espalhar a pipoca em uma assadeira para que não murche enquanto você faz o caramelo balsâmico.
Em uma panela tão grande quanto (ou a mesma lavada) leve o açúcar ao fogo médio. Enquanto o açúcar derrete, mexa apenas o suficiente para que não queime uma parte enquanto a outra ainda não derreteu. Quando todo o açúcar tiver derretido, e estiver com uma cor dourada, junte a manteiga e o sal e misture bem. Assim que a mistura estiver homogênea, adicione o vinagre balsâmico e misture bem.
Desligue o fogo e acrescente a pipoca. Misture muito bem, até que todas as pipocas estejam cobertas com o caramelo balsâmico, e então espalhe as pipocas novamente na assadeira até que o caramelo seque.

——————————
Em 2015: Bolo de fubá com leite de coco