Margarita de Pepino

Margarita de Pepino, com bastante hortelã pra garantir a sensação refrescante e servida num copo baixo pra facilitar a vida.

margarita de pepino

Essa receita tem casa: o restaurante Trejos Tacos em Los Angeles. E não, eu não fui lá conhecer. Eu vi num artigo do Epicurious, gostei da ideia e resolvi experimentar. E gostei do resultado também!

A ideia é bem simples: os mesmos componentes de uma margarita clássica, tequila, limão e açúcar (ou xarope) mais alguns pedaços de pepino e algumas folhas de hortelã. Pra quem tiver com receio de acabar com um drink com sabor de salada: não precisa preocupar. O pepino tem um sabor tão suave que sem os pedaços dele no copo não daria pra perceber do que é o drink. E aí você pode perguntar qual o motivo de colocar o legume no drink. Mas ele faz diferença sim.

O pepino deixa a bebida com uma sensação de frescor mais suave que a da hortelã, sem a picância dela. Assim um equilibra o outro no sabor final. Então daria pra fazer uma margarita de hortelã sem o pepino, ou uma versão de pepino sem hortelã, mas a versão com os dois acaba mais suave e complexa ao mesmo tempo.

E quanto a borda de sal: eu tenho descoberto cada vez mais que gosto de um pouco de sal nos meus drinks, com ou sem tequila; mas muita gente não gosta dessa borda. Se é o seu caso você pode simplesmente ignorar e servir num copo liso; ou pode trocar o sal por açúcar. Se preferir a segunda opção aconselho diminuir o xarope no drink pra metade do que é pedido, pra não ficar excessivamente doce.

Por último: eu normalmente conto o que eu mudei da receita original pra minha versão. Acontece que desde o dia em que vi, e anotei, a receita até o dia em que escrevo esse post o Epicurious mudou um pouco. As receitas por lá agora são fechadas e só quem é assinante tem acesso. Eu não sou assinante. Então vamos ficar só com essa versão mesmo.

margarita de pepino

margarita de pepino

Margarita de Pepino

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 1/2 pepino em pedaços
  • 2 ramos hortelã
  • 1/2 xícara gelo
  • 1/4 xícara tequila
  • 1/2 limão
  • 1 colher sopa xarope simples
  • sal para o copo

Instruções
 

  • Molhe a borda do copo com limão e cubra com sal e deixa secar enquanto faz o drink.
  • Em um pote amasse os pedaços de pepino com as folhas de hortelã. Acrescente os demais ingredientes e chacoalhe bem.
  • Sirva no copo preparado sem coar e sirva em seguida.

 

 

————————
Em 2015: Bolo de Fubá com Leite de Coco
Em 2019: Pipoca com Caramelo Balsâmico