Spätzle, massa diferente feita na gambiarra

Spätzle, ou spaetzle, uma massa com nome de passarinho, passo a passo diferente e poucos ingredientes é a receita de hoje.

spätzle

Spätzle quer dizer pardalzinho e é o nome de uma massa típica da região da Alemanha, Áustria e Suíça. E que veio pro Brasil junto dos imigrantes desses países. E é claro que eu não sabia de nada disso quando ouvi essa palavra estranha pela primeira vez. Por acaso em um episódio especial de inverno do Podcast Mamilos. (ouçam, é ótimo!)

Quando ouvi o nome tudo que eu sabia era que spätzle era uma massa especial feita pela avó da Ju Wallauer, uma das apresentadoras do programa. Era tudo que precisava pra eu ficar curiosa: receita de nome estranho com histórico de família. Fui correr atrás do que era um Spätzle e descobri que é essa massa simples, cortada sobre a panela de água fervente, ficando um com formato característico de cada região que a faz. E que precisava de um cortador especial pra ser feita. Mas aqui a gente gosta de ma gambiarra, e eu fui atrás de como me virar sem o cortador.

O cortador é esse, e nesse link tem um texto bem completo sobre o spätzle

No fim das contas é bem fácil. Dá pra usar um ralado de um lado só, ou uma escumadeira. O lance é passa a massa por uma base com furinho para que as fitas se formem. E o resultado é uma massa muito leve, mais leve que o macarrão italiano, em pequenos pedaços, que podem ser servidos de várias formas. Pra essa experiência eu preferi me ater ao acompanhamento simples da receita original: manteiga. Mas acrescentei algumas folhas de sálvia. Você pode escolher fazer como quiser.

Agora, pra quem já viu o vídeo e achou muito trabalho fazer na escumadeira: também acho. Pra fazer grandes quantidades ou muitas vezes, essa gambiarra acaba não facilitando a vida. Mas eu não acho uma boa ideia comprar uma ferramenta nova que vai servir pra um único propósito sem saber se vou usar ou não. Ou seja, achei legal poder provar a massa primeiro, ver se vai querer fazer sempre e aí sim decidir comprar ou não o cortador especial. No meu caso, eu já tô pesquisando onde comprar o meu…

spätzle

Spätzle – original aqui

1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colher chá de sal
50ml de leite ou mais
Água e sal para cozinhar

Misture os farinha com o sal e o ovo usando uma colher firme, como uma colher de pau. Vá acrescentando o leite aos poucos e batendo a massa com a colher. O ponto da massa é como uma massa de pão muito mole. Ou uma massa de bolo que ficou elástica demais. Quando chegar nesse ponto cubra a massa com plástico e deixe descansar por 15min.

Encha uma panela grande com água até pouco mais da metade. Acrescente sal e leve ao fogo alto até começar a ferver. Baixe o fogo para o mínimo para que a água não fique muito agitada. Caso você tenha o cortador de spätzle é só colocar a massa nele e, sobre a panela, ir passando a massa.

Caso você não tenha o cortador, use uma escumadeira. Coloque uma colherada de massa na escumadeira e, sobre a panela com água, passe a massa pelos furos usando a própria colher. Depois que a massa tiver boiado na água por cerca de 3min retire da água e transfira para outra vasilha. Não precisa escorrer muito pois a água do cozimento ajuda o spätzle a não grudar todo.

Você pode servir o spätzle com o molho que quiser. Minha sugestão é passar cada porção na frigideira com um colherada de manteiga e algumas folhas de sálvia.

—————————–
Em 2014: Sorvete de Banana
Em 2015: Piña Colada de verão
Em 2017: Bolo de Café