Bolo de Café… pra tomar com café?

Bolo de café, pra tomar com café da manhã ou com chá da tarde; pra roubar um pedaço de madrugada ou no meio da tarde… Já viram que eu adorei?
bolo de café

Tirando qualquer dúvida antes de começar mesmo a receita? Tem gente que chama de bolo de café aqueles bolos simples, sem cobertura ou calda, pra acompanhar o café da manhã. Esse realmente é um desses bolos. Mas ele também é um bolo feito de café. E isso é lindo!

Por aqui já tivemos bolo de chocolate com café (muuuito tempo atrás) e até brownie com café. Mas normalmente a bebida tá sempre acompanhada do chocolate. E aqui não, aqui ela brilha sozinha! E fica muito saboroso, viu. É um sabor bem diferente da bebida café, mas o aroma é o mesmo! Duplique o sabor bebendo um espresso junto, ou amenize com um copo de leite gelado, de qualquer forma vai ser uma delícia!
bolo de café

PS pra contar as mudanças na receita: troquei o iogurte da original! Eu até ia seguir as instruções direitinho, mas esqueci de comprar o iogurte. Então usei buttermilk caseiro: leite azedado com limão. Você pode seguir a receita abaixo, ou trocar pela mesma quantidade de iogurte.

Bolo de Café – original aqui

1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/2 colher sopa de café solúvel
3/4 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato
1/2 colher chá de sal
1 xícara de açúcar
1 ovo
1/2 colher sopa de baunilha
1/2 xícara de leite
1 colher chá de limão
1/4 xícara de óleo
6 colheres sopa de café forte – usei espresso

Misture o leite com o limão e deixe descansando por 20min. Ou use iogurte no lugar do leite azedo.

Misture os ingredientes secos, exceto o açúcar, e reserve. Em outra vasilha bata os ovos com o açúcar até conseguir um creme fofo. Vá adicionando os demais ingredientes e batendo a cada adição. Intercale os líquidos e a mistura seca par ficar mais fácil bater a massa.

Quando conseguir uma massa homogênea transfira para uma forma de 20cm de diâmetro. Asse em forno aquecido a 200C, até que doure.
bolo de café

————————–

Em 2014: Sorvete de banana
Em 2015: Piña Colada de verão

Salvar

Salvar