Molho glaceado para mini almôndegas

Molho glaceado com base de cerveja, envolvendo almôndegas pequenas o suficiente pra gente poder comer de palitinho!

molho glaceado

É com essa descrição que eu espero te convencer a experimentar essa receita… Mas calma que ainda tem muitas opções pra que ela fique perfeita pra sua festa! Ou pro seu domingo, porque eu não esperaria a próxima festa pra fazer esse petisco…

A ideia veio realmente de umas almôndegas glaceadas num molho, mas que tinha como base geleia de uva. Achei que ia ficar muito longe do paladar aqui de casa, embora tenha guardado a receita para um futuro próximo. Mas lembrei das salsichas refogadas na cerveja, e do sucesso que elas fazem por aqui. E achei que valia uma boa tentativa. Peguei a base de um, a técnica do outro e o que saiu foi essa delícia picante da foto.

molho glaceado

O molho é bem simples, e combina com muita coisa, então não precisa se restringir a almôndegas. Dá pra fazer com pequenos cogumelos, pedacinhos de frango ou linguiça, almôndegas vegetarianas… É só adaptar conforme os gostos e preferências de quem for comer!

E é justamente pensando no gosto que eu quero deixar bem claro que os temperos são apenas sugestões. A base que faz esse molho é a cerveja, o amido de milho, o açúcar e o molho de soja. O alho e a páprica são apenas os temperos que eu gostei de usar. Dá pra tirar a páprica e colocar cominho, coentro, curry ou pimenta calabresa; ou misturar alguns desses. Dá pra acrescentar orégano seco ou tomilho fresco. Dá pra inventar a vontade! Ou dá pra ir de básico caso você não queria inventar muito dessa vez…

Molho Glaceado – original aqui

350ml de cerveja tipo Pilsen
1 dente de alho *
2 colheres chá de páprica picante *
1 colher sopa de amido de milho
2 colheres chá de açúcar mascavo
2 colheres sopa de molho de soja
sal caso necessário

*mais detalhes no texto acima

Em uma panela larga junte as almôndegas (ou substitutos escolhidos), a cerveja, o alho e a páprica. Deixe em fogo médio até começar a ferver, então baixe o fogo. Depois que começar a ferver misture em outra vasilha: o açúcar, o amido de milho e o molho de soja. Quando essa mistura estiver homogênea transfira para a panela e, a partir daí, mexa tudo com uma colher até que o molho engrosse. Quando ele estiver parecendo um glacê sobre as almôndegas prove, e acerte o sal e os temperos se quiser. Sirva em seguida.

Se quiser fazer o molho com antecedência é só não deixar engrossar totalmente. Guarde tudo na geladeira e na hora de servir esquente novamente. Se o molho ficar muito grosso acrescente um pingo d’água até acertar a consistência.

Almôndegas Simples

500g de carne moída da sua preferência
1 ovo grande
1/4 xícara de farinha de rosca
sal e pimenta a vontade
farinha de trigo e óleo para fritar

Misture a carne com o ovo, a farinha de rosca e os temperos; amasse tudo muito bem e deixe meia hora na geladeira. Prove para acertar o sal. Modele 25 almôndegas e passe todas na farinha de trigo, apenas para cobrir. Retire o excesso de farinha da cobertura e frite por imersão em óleo quente até dourarem. Deixe escorrer em uma peneira de metal ou papel toalha antes de usar no molho glaceado.