Ninho de caramelo enfeitando o Espumante

Ninho de caramelo, feito apenas com açúcar, um enfeite delicado que combina com doces, bolos, sobremesas ou mesmo bebidas, como é o caso desse espumante!

ninho de caramelo

E não tem muito segredo, é derreter o açúcar até ficar dourado, esperar amornar um pouquinho e puxar os fios. Pois é, simples assim. Parece meio absurdo trabalhar com açúcar quente, mas a temperatura boa pra formar o fio é mais baixa, então a coisa fica um pouco mais segura. Ainda assim, é bom deixar o aviso: açúcar derrete apenas em temperaturas altas, então tenha sempre muito cuidado.

E falando em avisos, o açúcar da receita é sem medida mesmo. A quantidade depende muito do tamanho dos ninhos de caramelo e do quão fechados você vai querer. Ainda falando no açúcar, dá pra usar o refinado ou o cristal; eu prefiro o refinado porque quando vou fazer caramelo seco com o cristal sempre dá alguma coisa estranha. Tem muita gente que só se dá bem com o cristal, então fica a seu critério. E finalmente não tem água mesmo, esse caramelo é tipo calda de pudim. O método seco não precisa de ficar medindo a temperatura para chegar num ponto certo, portanto não precisa de termômetro pra fazer esses ninhos.

E claro, é bom deixar o aviso: os ninhos derretem em contato com qualquer tipo de umidade. Então cuidado no armazenamento, e na hora de servir também.

Ninho de caramelo

Açúcar – mais sobre no texto acima
Garfo
Papel manteiga ou tapete de silicone

Derreta o açúcar em fogo baixo, e vá misturando aos poucos para que o caramelo não queime. Quando ele estiver todo derretido e dourado, desligue o fogo e deixe o caramelo amornar um pouquinho.

Mergulhe um garfo no caramelo e puxe para o alto, se começar a se formar um fio é porque já tá no ponto. Puxe primeiro com o garfo, então pegue o fio com a ponta dos dedos e comece e puxar e enrolar/bagunçar, formando o ninho de caramelo.

No começo é estranho e a gente erra bastante, mas se o ninho de caramelo fica feio é só voltar pra panela e esquentar até tudo derreter novamente. Enrole o fio, folgadamente, até o ninho estar do tamanho desejado. Deixe acabar de esfriar sobre o papel manteiga (ou o tapete de silicone) e use para decorar o prato que quiser.

Para servir com o espumante você pode deixar vários ninhos em uma bandeja forrada com papel e cada um coloca na sua taça na hora de se servir. Lembre que em contato com qualquer líquido o açúcar vai começar a derreter.