Biscoitos de chocolate e menta para o natal

Biscoitos de chocolate e menta com um detalhe de miçangas de açúcar pra ficar com cara de natal; mas sem cortadores especiais ou muitas dificuldades!

biscoitos de chocolate e menta

Eu queria porque queria um biscoito de chocolate com o centro sendo uma árvore verde de menta. E quem disse que eu achava cortadores de tamanho confortável pra fazer esse biscoito? Resolvi fazer (quase) a mão livre: um molde de papelão coberto com plástico e faca bem afiada. Fiz dois testes, um com uma árvore curvadinha e com mais detalhes, e outro mais simples, só um triângulo mesmo. Gostei mais do resultado mais simples, tanto no processo de feitura quanto no resultado final.

Sabe a felicidade de descobrir que o jeito mais fácil é o que tem resultado melhor? Pois é! Agora, a massa também é das simples: o sugar cookie aqui das antigas. Eu fiz metade da receita e dividi essa metade em mais duas, uma pro chocolate e outra pra menta. E usei chocolate em pó e licor de menta como saborizantes. Não precisa preocupar com o álcool do licor, no forno ele evapora e só sobra o sabor da menta mesmo.

Outra receita com chocolate e menta são esses cookies!

Por fim a decoração que transforma um triângulo verde em uma árvore de natal. Dá pra usar qualquer confeito colorido e pequeno. Eu gosto muito de usar miçangas de açúcar, pela delicadeza delas. E pra colar qualquer geleia serve, é tão pouquinho que o sabor sequer aparece. Você também pode usar glacê real ou chocolate derretido e um bico de confeiteiro bem fino se preferir!

biscoitos de chocolate e menta

Biscoitos de chocolate e menta

1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar refinado
1 ovo

2-4 colheres sopa de chocolate em pó para a parte de chocolate
4-5 colheres chá de licor de menta + farinha para dar ponto para a parte de menta

geleia e miçangas de açúcar para decorar

Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme claro. Adicione o ovo e bata novamente até fica homogêneo. Junte o fermento e o sal com a farinha e adicione essa mistura ao creme, aos poucos, misturando com uma colher. Divida a massa em 2 metades.

Para a metade de chocolate adicione o chocolate em pó e misture bem até a massa não estar mais marmorizada. Se a massa ficar muito seca acrescente gotinhas de leite, mas bem pouco de cada vez para que ela não acabe ficando mole. Enrole em plástico filme e deixe na geladeira pelo menos 30min. Ou morando no congelador por até 3 meses.

Para a metade de menta adicione o licor de menta e misture bem; vá adicionando farinha até que a massa volte a consistência inicial. Enrole em plástico filme e deixe na geladeira pelo menos 30min, ou no congelador por até 3 meses.

Para montar os biscoitos abra cada massa em uma folha de papel manteiga e leve para o congelador em uma assadeira até que fiquem bem firmes novamente. Corte círculos das massas e corte um triângulo do centro de cada círculo. Você pode usar um cortador de biscoito ou moldes de papel e uma faca afiada. Troque os triângulos de lugar com os da outra massa e coloque os biscoitos com duas cores em outra assadeira, polvilhada com farinha. Leve os biscoitos montados para a geladeira por mais 30min; e só então para o forno, a 200C, por cerca de 15min, ou até que o fundo doure. Eles ainda vão estar macios, mas depois de frios eles endurecem. Enquanto tudo isso acontece junte os retalhos de massa, abra novamente e faça mais biscoitos. Ou faça biscoitos marmorizados, como os desse link. Esses biscoitos podem ser guardados em uma lata por uma semana sem problema.

Para decorar os biscoitos use um pincel fino para traçar linhas no triangulo e então salpique miçangas de açúcar por cima.

—————————-