Sorvete de Ricota com mel

Sorvete de ricota com mel pra provar mais uma vez que queijo é um ótimo ingrediente pra tudo quanto é doce!

sorvete de ricota

Por aqui já tivemos um sorvete cheesecake, com uma base de cream cheese toda misturada com farofa de biscoito e geleia de frutas. Esse sorvete é delicioso e se você quiser experimentar tem receita nesse link, com vídeo e tudo. Mas mesmo já tendo essa versão, quando vi a receita desse sorvete de ricota fiquei bem curiosa. Principalmente pra saber o quanto ele seria diferente do sorvete de cream cheese.

Bom, tão diferente quanto uma ricota é diferente de um cream cheese! Não só o sabor mas a textura também é diferente. O sabor da ricota aparece, é claro, mas é suave e não fica enjoativo. E acho que ele combina muito bem o mel, meio que um equilibrando o outro. O mel no caso foi colocado na receita pra substituir glucose de milho. A glucose é importante pra deixar o sorvete mais cremoso e não tão cristalizado. Só que eu tenho birra com glucose de milho, acho que dá pra usar outros ingredientes menos doces e menos processados também. No caso, o mel.

Se você não gosta de mel e quer usar a glucose mesmo é só trocar pela mesma quantidade e aquecer ela antes de misturar no creme. E nessa de mudar algumas coisas na receita acabei mudando mais. Queria garantir uma base fácil de fazer, com ingredientes fáceis também, e que ainda desse num sorvete não cristalizado. As mudanças foram embasadas no que aprendi fazendo outros sorvetes aqui pro Cozinha, e acho que acabou dando bem certo.

Enfim, depois de várias mudanças a receita que ficou foi a que está aí embaixo. Antes de partir pra ela deixa só eu dar uma última dica: retire o sorvete do congelador cerca de 30min antes do momento de servir, assim dá pra garantir mais cremosidade!

sorvete de ricota

Sorvete de Ricota – inspirado aqui

400g de ricota
1 1/2 xícara de leite
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de mel
1 ovo
1/2 colher chá de sal

Em uma panela misture o ovo com o açúcar até que fique homogêneo. Então acrescente o leite, aos poucos, misturando bem para que a mistura se dissolva nele. Leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até que cozinhe e forme um creme. Retire do fogo e deixe esfriar totalmente.
No liquidificador bata a ricota, o mel, o sal e o creme feito anteriormente até conseguir uma mistura homogênea. Leve para a geladeira até que ela fique bem gelada. Então bata na sorveteira, conforme as instruções do fabricante; ou bata em um banho-maria invertido* até que fique cremoso como um sorvete mole.
Leve para o congelador em uma vasilha tampada por pelo menos 6h; e retire do congelador pelo menos 30min antes de servir.

*O banho-maria invertido é quando você troca a água quente do banho-maria por água com bastante gelo.

—————————
Em 2015: Crepioca
Em 2016: Muffins de banana com chocolate