Popover de queijo com ervas frescas

Popover é um quitute que de primeira parece um bolinho salgado, que tem uma textura que lembra um omelete e que pode ter inúmeros recheios!

Ou pelo menos foi assim que eu entendi, mas por via das dúvidas vamos a definição mais oficial do que é um popover: um “bolinho” feito de massa de ovo, assado em forminhas de muffin/cupcake, e que infla bastante no forno. Aliás, esse é o motivo do nome: a massa que era líquida aumenta bastante de tamanho no forno, daí o termo pop (pipocar?!).

Uma coisa parecida é o Yorkshire Pudding, que é um prato inglês feito de uma massa líquida com base de ovos. As únicas diferenças que eu vi esse pro popover são:
– o yorkshire é assado em forma com manteiga derretida e quente e o popover em forma untada normalmente
– e o yorkshire pode ser assado em uma única forma grande e eu nunca vi popover que não fosse pequeno e individual.

popover

E se você não se interessa por nada disso o importante é: essa é uma receita de petisco salgado, que dá pra mudar o sabor fácil e que ficar pronto bem rápido. vale fazer mais temperado e servir como um petisco mesmo e vale fazer mais simples, como esse, e servir no lanche. Agora finalmente, os detalhes da receita!

Eu usei parmesão, tomilho e manjericão pra dar sabor a essa versão. A receita original era feita com outro queijo e outras ervas frescas. Dá pra você trocar também; o parmesão pode virar qualquer queijo curado ou meia cura, e as ervas podem ser as que você tiver, incluindo algumas ervas secas. Dá pra incluir bacon, milho, carne picadinha, dá pra não colocar nada também. O popover é seu e dá pra fazer do jeito que quiser!

E acho que cabe uma última dica, eu acho. Eles inflam horrores no forno, mas funcionam igual um suflê: assim que saem do forno já começam a murchar. É meio triste mas é normal e não atrapalha em nada a textura ou o sabor!

popover

Popovers de Queijo e Ervas – original aqui

1 xícara de leite morno
3 ovos grandes
1 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de sal
30g de manteiga derretida
1/2 xícara de parmesão ralado
4 colheres sopa de ervas frescas picadas – tomilho e manjericão

Prepare cerca de 10-12 forminhas de cupcake untando muito bem com manteiga; não deixe nenhum canto das formas sem untar. Ligue o forno a 230 para aquecer.

Em uma tigela bata os ovos com o leite até conseguir um líquido homogêneo. Em outra vasilha misture a farinha com o sal, e então junte a mistura líquida e bata bem. Continue batendo e adicione a manteiga derretida, em um fio, como se faz com maionese caseira. Isso vai ajudar a emulsificar a massa. Quando toda a manteiga estiver incorporada na massa acrescente o queijo e as ervas e misture ligeiramente.

Divida a massa nas forminhas preparadas; caso sobre alguma forma sem massa coloque água quente nelas; caso não sobre nenhuma prepare uma vasilha com água que possa ir no forno junto das forminhas. Leve tudo para o forno a 230 por 30min e não abra o forno de jeito nenhum. Reduza a temperatura para 180 até que eles dourem e sirva em seguida.

——————————–
Em 2015: Torta de frutas vermelhas
Em 2016: Drink de limoncello
Em 2017: Crumpets