Dama de Branco, gin com cointreau

Dama de Branco é um drink simples mas muito elegante, com duas versões possíveis e, como sempre, bem fácil.

dama de branco

Eu vi esse drink a primeira vez no site do Davi Lebovitz e ele mesmo fala que a origem dele é incerta. Então eu não me preocupei muito quando não consegui achar uma história certinha sobre a origem desse tal The White Lady.

Pensando nisso resolvi focar nas possíveis mudanças e detalhes da receita. Primeiro o Cointreau; a versão que o David usou tem Curaçao, mas é comum que ele possa ser substituído por outros licores de laranja como Grand Marnier ou Cointreau. E foi exatamente isso que eu fiz.

Quanto as mudanças que eu fiz, só teve uma: a albumina da espuma. A original não usa nem albumina nem clara de ovo. Eu gosto de drinks com espuma então resolvi usar; e como tô com um pote de albumina em casa, foi ela que eu escolhi. Na receita abaixo eu pré-preparo a albumina e depois uso um método chamado shake reverso: primeiro bato o drink com gelo, tiro o gelo e então bato com a albumina (vale pra clara tb). E esse método vale pra qualquer drink que você quer que tenha espuma mas não quer que fique muito diluído. E claro, você pode fazer a versão simples, sem espuma que continua bem gostoso!

Dama de Branco – original aqui

2 doses de Gin
1 dose de Cointreau
1 dose de limão
2 colheres chá de albumina em pó*
2 colheres chá de água morna*

*ou 1/2 clara de ovo – esses ingredientes são opcionais

Misture a albumina com a água com um garfo ou pequeno fouet até ela começar a espumar e reserve.
Em uma coqueteleira com bastante gelo junte o Gin, o Cointreau e o limão e bata muito bem até tudo estar bem gelado. Coe a mistura em um copo, descarte o gelo e volte a bebida gelada para a coqueteleira. Junte a albumina hidratada na coqueteleira e bata novamente até espumar bastante. Verta a mistura em uma taça, sem coar, e sirva em seguida.

——————————–
Em 2015: Quase Anne Frid
Em 2017: Geleia de Caqui
Em 2019: Rosca de Chocolate