Sopa de Milho com Batata e bacon

Sopa de milho com batata e bacon, conhecida como Corn Chowder, para garantir uma refeição quentinha e reconfortante.

sopa de milho

E fácil! Não tem muito segredo nessa receita, e acho que essa simplicidade é parte do charme dela. Tanto que a única mudança que aconteceu foi porque não tinha jeito: salsão não é algo muito comum por aqui. E como eu não costumo cozinhar com esse ingrediente, acabei não sentindo falta. Se você tem costume de usar e acha que ele cairia bem aqui, a receita pede por 1 talo de salsão, fatiado, pra ser refogado antes da batata ir pra panela.

Além dessa mudança, você pode ignorar o bacon e transformar essa sopa de milho em um prato vegetariano. E claro, lembra de usar um pouco de óleo vegetal na hora de refogar a cebola. Por último, as batatas. Não precisa preocupar com qual variedade escolher pra essa sopa; use a que tiver ou preferir.

sopa de milho

Sopa de Milho com Batata – original aqui

200g de bacon
1 cebola em cubinhos
2 dentes de alho amassados
1 colher chá de sal
1 colher chá de tomilho
1/4 colher chá de pimenta do reino
3 xícaras de caldo de vegetais – ou água quente
4 batatas médias em cubinhos
3 xícaras de milho verde*
3/4 xícara de leite
2 colheres sopa de amido de milho
cebolinha picada

*em conserva ou congelado ou in natura

Pique o bacon em cubinhos, espalhe em uma panela grande e leve ao fogo médio até que ele doure. Desligue o fogo, retire o bacon da gordura que ele soltou e deixe escorrendo. Se houver muita gordura retire o excesso, deixando apenas umas 4 colheres na panela. Essa gordura a mais você pode usar em outras receitas.

Ligue novamente o fogo no médio e refogue a cebola até ela ficar translúcida. Então adicione o alho, o sal, o tomilho e a pimenta do reino e refogue mais um minuto. Adicione as batatas e o caldo e raspe o fundo da panela para retirar os queimadinhos que dão mais sabor a caldo. Deixe cozinhar até as batatas estarem al dente e então junte o milho verde e 2/3 do bacon. Deixe uns 5 minutos em fogo baixo, mais para aquecer o milho.

Enquanto isso, em uma tigelinha junte o amido de milho com o leite; aos pouco e misturando bem para não ter nenhum grumo. Junte essa mistura no caldo e misture por mais uns 5minutos pra engrossar o caldo. Sirva, espalhando sobre o caldo em cada tigela um pouco de cebolinha picada e do bacon reservado.

——————————
Em 2015: Pão de Batata
Em 2016: Rolinhos de Abóbora
Em 2018: Quentão Sour