Scones de Canela, o pão de minuto gringo

Scones de Canela são os primos gringos do nosso pãozinho de minuto, e nesse caso são recheados com açúcar e canela!

scones de canela

Os scones são esses pãezinhos que são feitos com fermento pra bolo e cuja textura lembra as broinhas aqui do interior de Minas. Pra ser sincera eles me lembraram muito o nosso trem de minuto, e as broinhas amanteigadas dos livros da Dona Zizi. Já vi scones de vários sabores e até já teve um de chocolate muito do bom aqui no Cozinha mesmo.

Mas esses scones de canela são menos parecidos com sobremesa, como os de chocolate, e mais com um bom acompanhamento para uma xícara de café. E tô falando isso porque parece que vai muito açúcar, especialmente por conta dos recheios. Mas o resultado nem é tão doce assim, parece mais um pãozinho neutro mesmo. Só que com o aroma de canela, o que só deixa tudo mais gostoso…rs

Então é isso, mais uma receita de pãozinho rápido e perfumado pro café. Espero que gostem, e qualquer dúvida é só chamar!

scones de canela

Scones de Canela – original aqui

1 3/4 xícara de farinha de trigo
3 colheres sopa de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
125g de manteiga gelada
1/4 xícara de leite
1 ovo
2 colheres chá de canela em pó
3 colheres sopa de açúcar

Misture a farinha com 3 colheres de açúcar, o fermento e o sal. Pique a manteiga grosseiramente e junte na farinha, misturando com movimentos  de “esfarelar” a massa. Quando ela estiver parecendo uma farofa junte o ovo e o leite e amasse até formar uma massa coesa e homogênea.

Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e abra com um rolo, formando um retângulo de cerca de 25x15cm. Polvilhe 1 colher sopa de açúcar e 1 colher chá de canela por cima de toda a massa. Dobre ao meio, o sentido mais longo do retângulo, ficando com um “quadrado” de 12,5x15cm. Gire esse quadrado e abra a massa novamente fazendo um novo retângulo de cerca de 20x15cm, mas agora deixe mais longo o lado que era o mais curto. Polvilhe com mais 1 colher de açúcar e outra de canela, e dobre ao meio de novo, igual antes.

Vá ajeitando a massa com as mãos, apertando e rodando até transformar o “quadrado” em um círculo de cerca de 15cm de diâmetro. Coloque esse disco de massa sobre um disco de papel manteiga maior que ele, e transfira tudo para uma forma rasa; eu usei o fundo de uma forma redonda que solta o fundo das laterais. Corte a massa em 6 pedaços, como uma pizza, e afaste-os ligeiramente puxando para a borda do papel. Polvilhe a última colher de açúcar por cima dos pedaços de massa e leve para o forno, a 200C, até dourar. Sirva ainda quentinho.

—————————–
Em 2015: Pudim Fake de Chocolate
Em 2016: Sangaree nº1
Em 2019: Pão Sanfona de Maçã