Pão de Batata

Hoje é dia de pão no Cozinha. E pão de batata que é pra ficar melhor ainda e animar a segunda do povo todo!

Esse pão de batata é tranquilo de fazer, ainda mais por conta de uma etapa ser no liquidificador. A sova é relativamente rápida, nem deu pra cansar. E rende que é uma beleza. E a coisa mais surpreendente: não fiz nenhuma alteração consciente. A verdade é que eu errei mesmo…rs

A cópia que eu tinha anotada falava em 2 pacotes de fermento biológico fresco a serem substituídos por 2 colheres de chá de fermento biológico seco (2/3 do pacote). E foi o que eu fiz. E o pão ficou bom pra caramba. Meio pesado, mas imaginei que era porque tinha feito pães muito grandes. Daí fui pegar o link da receita original pra colocar aqui e lá estava a medida: 1 pacote inteiro de fermento biológico seco. Tá aí a razão do pão pesado!

Não faço ideia de quando anotei a receita, então não tenho ideia do porque do erro. Mas fica aqui a dica, pra quem gosta de pão bem levinho use o pacote de fermento completo e sove bastante. Pra quem gosta do pão mais massudo use apenas 2 colheres de chá e sove apenas o necessário para a massa não ficar grudenta.

Pão de batata – original aqui
xícara de 240ml

2 colheres chá de fermento biológico seco – ou 1 pacote inteiro
3/4 xícara de leite morno
4 colheres sopa de açúcar
1 ovo grande
50g de manteiga sem sal derretida
250g de batata
3-4 xícaras de farinha de trigo – usei apenas 3 1/2

Descasque as batatas e cozinhe até ficarem bem macias. Amasse as batatas até formar um purê homogêneo. Enquanto as batatas estiverem cozinhando derreta a manteiga e reserve para esfriar um pouco.

No liquidificador bata o fermento, o leite, o ovo e o açúcar até ficar homogêneo também.
Em uma vasilha grande junte a mistura do liquidificador, a manteiga derretida e o purê de batata. Misture bem e vá acrescentando a farinhas aos poucos. Vá sovando enquanto acrescenta a farinha. Quanto menos farinha precisar mais leve ficará o pão. Quando a massa estiver unida e não grudar mais nas mãos deixe descansar, coberto, por cerca de 20minutos.

Corte a massa para modelar os pãezinhos. Para pães grandes (tipo hambúrguer) corte em 8 partes. Também dá pra fazer pães menores ou uma trança única. Abra cada bolinha de massa e modele em uma bolinha novamente, isso ajuda a incorporar mais um pouco de ar na massa.

Transfira cada pão para o tabuleiro já untado e deixe descansar por mais 1h. Pincele os pães com um ovo batido e leve ao forno já aquecido a 200° até dourar.

Salvar