Escondidinho diferente e sem purê

Escondidinho diferente porque ao contrário da maioria das receitas não tem um purê como cobertura, e sim essa massa que lembra um pãozinho!

escondidinho diferente

A maioria dos escondidinhos que eu já vi tem purê de batata ou de mandioca como cobertura, e eles são deliciosos. Mas é raro ver algo um pouco mais diferente, como o pastel de choclo que ainda tem um purê na cobertura, mas de milho. Mais raro ainda ver uma cobertura como a desse escondidinho: uma massa de farinha que cresce no forno e fica mesmo lembrando um pão de minuto.

Essa diferença toda é porque esse receita é inspirada em uma pseudo torta gringa: a biscuit pot pie. As pot pies são os torta que não tem fundo, é um escondidinho cuja cobertura é massa de torta. E eu já acho essa ideia maravilhosa e indico que você experimente. Já o biscuit é um primo do scone, meio biscoito meio bolo meio pão… Fica nesse limbo sem definição em português, mas parece um pão de minuto folhado. Nada disso tem nesse escondidinho diferente, mas tudo monta o caminho que chega nele: a cobertura parece muito um pãozinho de minuto, mais até que o próprio biscuit.

E claro, o molho que eu usei é o de frango com ervilha e cenoura, que eu gosto bastante. Mas dá pra fazer com o molho de frango que você preferir. Dá pra fazer com outras carnes. E claro, dá pra fazer versões vegetarianas também! Ainda no molho, fica uma dica sobre as ervilhas: eu costumo usar as congeladas porque gosto mais do sabor e da textura delas, e porque aqui é fácil de comprar delas. Mas se o que for possível pra você forem as enlatadas é legal tomar alguns cuidados com elas. Lave bem as ervilhas para retirar um pouco o sabor da conserva; e só adicione ao molho depois de retirar do fogo, para que elas não fiquem moles demais.

escondidinho diferente

Escondidinho Diferente – original aqui

20g de manteiga
1 cebola em cubinhos
2 cenouras em meia lua
800g de frango desfiado*
1 xícara de ervilhas congeladas**
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
sal e pimenta do reino

Em uma panela derreta a manteiga e refogue a cebola; tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Quando a cebola estiver translúcida junte as cenouras e continue refogando até ela começar a murchar. Então adicione o frango e, se for do congelado espere descongelar. Então adicione a farinha de trigo, misture bem e adicione o leite. Misture em fogo médio até o caldo formado secar e então adicione as ervilhas. Quando tudo estiver cozido (e descongelado) retire do fogo e transfira esse molho para um refratário

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
1/3 xícara de óleo
cerca de 1 1/4 xícara de leite

Misture a farinha com o fermento e o sal. Adicione o óleo e parte do leite e misture bem. Vá adicionando o leite aos poucos, até conseguir uma massa parecida com a de bolinho de chuva. É uma massa mais seca que a de bolo e mais mole que a de pão, que você precisa “pingar” com a colher e não consegue modelar com as mãos. Se precisa acrescente mais leite para atingir essa consistência. Cubra o molho de frango com colheradas dessa massa, e leve ao forno a 230C até ela dourar.

*eu usei aquele congelado que já vem cozido, você pode cozinhar e desfiar em casa se preferir
**se quiser usar enlatada veja as dicas no texto acima

——————————
Em 2015: Pasta de Lentilha
Em 2016: Summit Cocktail
Em 2019: Bolo Smore