Bolo Smore e 5 anos de Cozinha

Bolo smore com massa de chocolate, recheio amanteigado com biscoito, mais chocolate na cobertura e merengue pra completar! E a gente fez 5 anos de site!

bolo smore

Foi num dia 20 de julho que o primeiro post desse site foi ao ar, um bolo de chocolate com café. E como tem sido desde então, todo ano tem bolo de aniversário do Cozinha. E o desse ano é num sabor que no hemisfério norte é comida de verão mas que pra mim tem cara de inverno: bolo smore. Smores são um sanduíche de biscoito (graham crackers no original) com um pedaço de chocolate e um marshmallow tostado no recheio.

Por aqui já teve smore de pote, feito com biscoito maria, num dos jeitos mais fáceis de experimentar essa delícia. Também tivemos, recentemente, os cupcakes smores, pra deixar a festa bem monotemática. Mas hoje pede bolo confeitado, com direito a duas camadas de recheio e cobertura generosa.

E o recheio além de contar com o biscoito quebrado ainda tem um pouco de cream cheese que equilibra toda a doçura presente nele. Pra equilibrar mais ainda o bolo lembra um pouco chocolate meio amargo, ou seja não é muito doce. E a massa é bem úmida e com uma estrutura boa pra empilhar. Ou seja, não mudei muito da receita original. Na verdade apenas diminuí as quantidades para formas de 13cm, o que explica a quantidade de medidas quebradas na receita abaixo.

Por último, antes de ir pra receita, eu gosto de deixar a linha do tempo de como fiz o bolo. Em um dia eu assei os bolos, deixe esfriarem, desenformei e guardei na geladeira em uma vasilha tampada. Nesse dia também fiz a cobertura e deixei guardada fora da geladeira. No dia seguinte fiz o recheio e montei o bolo. Dividindo assim não fica muito trabalho no dia da festa (ou de entregar o bolo) e não prejudica o resultado final.

bolo smore

Bolo Smore – original aqui

Bolo
1 1/3 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de chocolate em pó 50%
1 1/2 colher chá de bicarbonato
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1/3 xícara de óleo
2 ovos
1 xícara de buttermilk*
1/3 xícara de água quente

*para fazer o buttermilk em casa basta misturar 1 xícara de leite com 1 colher sopa de limão e esperar 20min antes de usar

Prepare 3 formas de 13cm de diâmetro, untando, forrando o fundo com um disco de papel manteiga e untando o papel também. Ligue o forno a 180C para ir aquecendo. E em uma vasilha misture os ingredientes secos, exceto o açúcar, e reserve.
Bata o açúcar com o óleo e, quando estiver homogêneo, junte os ovos e bata novamente. Comece a adicionar a mistura de secos e os ingrediente líquidos, alternadamente e batendo um pouco a cada adição.
Quando todos os ingredientes estiverem na massa, e ela estiver homogênea, transfira para as 3 formas. Leve ao forno para assar até que um palito inserido na massa saia limpo. Demora cerca de 30min. Deixe os bolos amornarem antes de desenformar, e deixe que esfriem totalmente antes de confeitar. Se for dividir os dias de trabalho, e deixar os bolos na geladeira antes de confeitar, transfira para uma vasilha com tampa apenas depois de totalmente frios.

Recheio
75g de manteiga macia
4 colheres sopa de cream cheese
cerca de 1 – 1 2/3 xícara de açúcar de confeiteiro
1 – 2 colheres sopa de leite
1/2 xícara de biscoito picado – use seu favorito, eu usei de leite maltado

Bata a manteiga com o cream cheese até que fiquem bem macios e fofos, então comece a adicionar o açúcar e continue batendo. A partir de 1 xícara adicionada comece a provar, e adicione até o sabor ficar ao seu gosto, mas coloque no máximo mais 2/3 xícara. De acordo com o tanto de açúcar adicionado você pode precisar ou não colocar leite para deixar o creme mais macio. Eu coloquei 1 xícara de açúcar + 2 colheres sopa e precisei de 1 colher de leite. Bata até ficar fofo e homogêneo e por último acrescente o biscoito picado e misture bem. Não deixe na geladeira antes de usar.

Cobertura
1 lata de creme de leite sem soro
330g de chocolate meio amargo picado

Misture os dois ingredientes e leve ao banho maria até conseguir uma mistura homogênea. Deixe fora da geladeira, em vasilha tampada, até a hora de usar.

Suspiros
1 clara
1/3 xícara de açúcar

Leve claras e açúcar ao banho maria até o açúcar derreter, então retire do calor e bata até o merengue montar. Se quiser usar outro tipo de merengue que tenha mais costume de fazer funciona também. Faça o merengue apenas quando o bolo já estiver pronto.

Montagem
1/4 de xícara de biscoito picado
maçarico de quiser tostar o merengue

Nivele os bolos cortando os topos com uma faca. Coloque o primeiro sobre um disco de papel laminado ou isopor. (eu uso o próprio fundo da forma já que é aqui pra casa mesmo)
Espalhe metade do recheio sobre o bolo, cubra com o segundo bolo, espalhe o restante do recheio sobre ele e finalize com o terceiro bolo.
Acerte para garantir que o bolo não está torto e leve para o congelador por cerca de 20min.
Retire o bolo do congelador e espalhe 1/3 da cobertura sobre ele, alisando o melhor possível. E volte com o bolo para o congelador por mais 10min.
retire do congelador e com o restante da cobertura faça o acabamento, cobrindo novamente o bolo. Use uma espátula, ou um pedaço quadrado de acetato para alisar o bolo e retirar possíveis imperfeições. Espalhe os biscoitos picados por toda a parte inferior do bolo, conforme achar mais bonito.
Antes de servir, faça o merengue e com um bico do tipo pitanga faça a decoração no topo do bolo.
Se quiser tostar o merengue pra ficar com mais cara de bolo smore: use um maçarico com a chama o mais baixa possível e trabalhe pouco a pouco para não correr risco de queimar o merengue.

—————————-
Em 2015: Pasta de lentinha que vira bolinho
Em 2016: The Summit cocktail