Gelatina de Café com gelatina de leite

Gelatina de café envolvida com mais gelatina, só que de leite, tudo servido numa taça pra uma sobremesa bem gelada.

gelatina de café

Eu já tava tentando bolar um jeito de servir gelatina de café há algum tempo. Não gosto muito dela pura, parece que tá faltando alguma coisa… Mas ainda não tinha achado um jeito legal de servir. A maioria das receitas que envolvem gelatina de café parece mais uma bebida do que uma sobremesa. Já experimentei mas acho bem chatinho de comer, apesar do sabor gostoso.

E eu fiquei com a cabeça presa nessa ideia de bebida (normalmente de leite) com gelatina de café por um bom tempo… Até que lembrei do mosaico de gelatina da minha infância! Pra quem não existia nos anos 80/90 fica a breve explicação do que é essa sobremesa (que eu pretendo trazer pro Cozinha um dia):

Pro mosaico de gelatina se faz algumas gelatinas de sabores diferentes, cada uma em uma assadeira diferente, pra ficarem finas. Depois de firmes todas são cortadas em cubos. Então se prepara um creme branco, também com gelatina e junta tudo numa forma bonita pra desenformar depois (ou não). Então quando você parte uma fatia vem aquela massa branca cheia de quadradinhos coloridos.

Quando lembrei disso o problema acabou pra mim: mosaico de gelatina de café! É uma versão bem simplificada e que eu fiz para apenas 4 taças. Mas é claro que dá pra aumentar a receita ou brincar com gelatinas de diferentes intensidades de café. Eu não testei misturar os cubinhos de gelatina de café com gelatinas de outros sabores, então não posso garantir… Mas o que eu testei foi fazer o creme da base apenas com creme de leite, e confesso que achei meio pesado demais. A mistura com o leite deixa a base mais equilibrada com os cubinhos.

gelatina de café

Gelatina de Café com leite

120ml de café expresso ou coado forte
2 colheres chá de gelatina em pó sem sabor
2 colheres sopa de água fria

Misture a gelatina com a água e deixe descansar por 5min. Enquanto isso passe o café. Em banho-maria aqueça a gelatina até ela ficar líquida. Então misture a gelatina com o café e transfira pra uma vasilha quadrada de cerca de 5x5cm, untada. Leve para gelar por pelo menos 6h, ou de um dia para o outro.

Depois que a gelatina estiver firme, desenforme e corte em cubinhos de menos de 0,5cm e reserve.

1/2 lata de creme de leite sem soro
200ml de leite
2 colheres chá de gelatina em pó sem sabor
2 colheres sopa de água fria

Misture a gelatina com a água e deixe descansar por 5min. Enquanto isso misture o creme com o leite até ficar homogêneo. Aqueça a gelatina em banho-maria para que fique líquida novamente e misture com o creme.

Em cada uma das taças em que for servir coloque uma colherada do creme com gelatina; então divida os cubinhos de gelatina de café entre as taças e cubra tudo com o restante do creme. Leve para gelar por pelo menos 6h antes de servir.

——————————
Em 2015: Trufas de Maracujá
Em 2016: Merche (charutinho de repolho)
Em 2018: Gin Rickey