Panacota de chocolate, com duas camadas

Panacota de chocolate com uma camada mais durinha de chocolate intenso e uma camada bem suave e macia. Além de uma calda pra dar cara de festa!

panacota de chocolate

Certo, essa receita meio que se criou por acaso; eu explico. Ela foi inspirada em uma panna cotta de chocolate com baileys e mais um monte de coisa. Eu queria uma coisa mais simples, mas fiquei com vontade de panacota de chocolate. Então fui simplificando, simplificando, até ficar apenas com o básico para que uma panacota exista, e o chocolate pra que ela fosse de chocolate.

Mas ao pensar nos ingredientes que selecionei e no passo a passo, fiquei com a impressão de que o chocolate ia acabar separando do creme em algum momento. Resolvi experimentar mesmo assim e foi exatamente o que aconteceu! Só que eu achei o resultado bem legal, justamente porque formou uma casquinha de chocolate por cima (ou baixo, depende se você desenforma ou não) de um creme docinho com leve sabor de chocolate.

panacota de chocolate

Você pode mudar essa receita radicalmente trocando 1/4 do leite por creme e fazendo uma ganache com ele e o chocolate antes de misturar no restante dos ingredientes; isso vai atrapalhar a formação da casquinha, deixando a panacota de chocolate mais homogênea. E claro, sempre dá pra fazer sem o chocolate em barra e com cacau. Eu não testei essas quantidades mas acho que 1/3 de xícara deve dar um sabor interessante. Nesse caso eu também trocaria parte do leite por creme pra manter a quantidade de gordura na sobremesa. Ou assumiria que essa versão é menos cremosa e mais gelatinosa mesmo.Tudo é possível de acordo com o resultado que você preferir!

Finalmente, a calda. Qualquer uma serve, de uma ganache caseira perfumada até aquelas pra sorvete, compradas prontas. Eu deixei a que usei pras fotos descrita depois da receita, mas lembra que é apenas uma sugestão; e que a calda tem que estar fria pra não derreter a panacota.

Panacota de Chocolate

400ml de leite quente
1/4 xícara de açúcar
40ml agua fria
1 1/2 colher sopa de gelatina em pó
75g de chocolate meio amargo

Separe a forma que vai ser usada, pode ser uma forma média pra gelatina, ou 8 forminhas pra cupcake, de silicone. Mesmo que for usar as de silicone unte o fundo das forminhas para facilitar a hora de desenformar.
Misture a gelatina com a água e deixe descansar 5min. Enquanto isso junte o chocolate com o açúcar e leite o suficiente pra cobrir o chocolate, deixe descansar também.
Passados os 5min acrescente um pouco de leite na gelatina, o suficiente pra dissolver bem, e então junte essa mistura de gelatina no restante do leite quente. Misture bem o chocolate, que já deve ter derretido, e junte essa mistura no restante do leite também. Misture tudo junto com um fouet e já tá pronto pra ir pra forma. Leve para a geladeira por pelo menos 12h antes de servir.

Sugestão de calda

1/4 xícara de chocolate em pó
1 xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga
1 xícara de agua

Junte tudo em uma panelinha e leve ao fogo médio até ferver;então baixe o fogo e cozinhe, mexendo, por uns 3min antes de desligar o fogo. Espere esfriar e guarde na geladeira antes de usar.

————————
Em 2015: Bolo de chocolate (dos deuses)
Em 2017: Summertime