Choco-Russian, o white russian de Páscoa

Choco-Russian é a versão com cara de sobremesa do famoso drink White Russian, e o drink eleito pra essa páscoa!

choco-russian

Começando do começo, como é praxe por aqui. Black Russian é um drink que junta vodka e Kahlua, um licor de café. White Russian é a versão desse drink que ganha um pouco de creme no topo. Eu falo dos drinks nesse link.

E claro que dá pra fazer mil e uma versões dessa combinação. Por aqui mesmo já teve uma versão natalina e uma versão caramelada. E foi inspirada nesse white russian caramelado que pensei no choco-russian. Fui pra internet e claro que alguém já tinha feito! A receita que serviu de base pra essa é do Basil and Bubbly mas não tem muito segredo. A grande diferença é a calda de chocolate, e ela pode ser a que você preferir. Eu usei a mesma da Panacota de Chocolate, e a receita tá logo abaixo da receita do drink, mas sério, até calda pronta pra sorvete funciona se você achar ela gostosa!

O que vai fazer muita diferença é o creme. Em receitas gringas é comum ver o tal half-half que é um creme próprio pra misturar no café. Aqui eu já experimentei várias versões e combinações e dá pra inventar bastante. Já misturei creme de leite de caixinha com leite e uma pitada de açúcar e funciona bem. Creme de lata, com o soro, também funciona. O creme de leite fresco levemente batido dá mais cremosidade e tem um sabor menos artificial. Se você prefere algo mais leve, leite puro é uma boa opção. E claro, pra quem prefere uma opção vegana (e/u sem lactose) leites vegetais funcionam também!

choco-russian

Choco-Russian – original aqui

2 doses de vodka
1 dose de Kahlua – receita aqui
2 doses de creme*
Gelo
Calda de chocolate a vontade

*mais sobre ele no texto acima

Cubra todo o interior de um copo baixo com a calda de chocolate. Encha metade do copo com gelo. Cubra o gelo com a vodka e o Kahlua e misture ligeiramente. Cubra com o creme e mexa ligeiramente.

Sugestão de calda de chocolate

1/4 de chocolate em pó
1/4 de manteiga
1 de açúcar
1 de água

Você pode usar xícaras, colheres, copos qualquer coisa como medida, dependendo de quanta calda você quer fazer. Junte tudo em uma panela alta e leve ao fogo alto até ferver. Baixe o fogo e deixe cozinhar 3min. Retire do fogo e deixe gelar antes de usar.

——————-
Em 2015: Brigadeirão (sem liquidificador)
Em 2018: Bolo de iogurte com peras e chocolate branco