Espresso Martini, sem vermute

Espresso Martini (ou expresso martini?) com poucos ingredientes mas numa combinação simples, forte e perfumada!

espresso martini

E, esse é um martini sem vermute o que me deixa pensando se isso faz algum sentido… Eu entendo que os drinks tipo martini acabaram virando aqueles que são servidos nesse tipo de copo. Mas o nome vem justamente da marca famosa de vermute e ainda acho estranho um drink tipo martini que não tenha vermute. É tipo um Bacardi que não seja feito com rum…

Tá, mas divagações a parte, qual é a desse espresso martini? Pra começar temos espresso, ou expresso, as duas formas de escrever são aceitas. Mas se você não tem uma máquina que faça espresso dá pra improvisar com uma dose de café bem forte e sem açúcar. A parte alcoólica forte fica por conta da vodka, pura e simples, ou saborizada se você preferir. Café e vodka de baunilha combinam por exemplo. E então temos o kahlua, que dá um toque especial pra essa versão do espresso martini.

Pra quem não conhece, o kahlua é um licor de café com base de rum. Eu acho meio difícil de encontrar mas amo usar em diversas receitas, de bolo a docinho, então sempre tenho a versão caseira na geladeira. É a mesma coisa? Não é. É melhor que ficar sem drink? Com certeza!

E pra finalizar o drink a pitada de sal! Ela não é essencial pro drink; já fiz versão sem ele e continuou gostoso. Mas sal é um trem que a gente sempre tem em casa né? Não custa nada colocar. E não, ele não deixa o drink salgado, só equilibra o amargor mesmo.

Ah sim, e pra quem faz questão de um martini com vermute, tem essa versão de um expresso martini caramelado bem diferente do de hoje. E com vermute!

Espresso Martini – original aqui

1 1/2 dose de vodka
1 dose de expresso
2/3 dose de kahlua
1 pitada de sal

Junte todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata durante 1 minuto. Coe em uma taça rasa e enfeite com grãos de café ou um punhado de café instantâneo.

—————————
Em 2015: Enroladinho de salsicha
Em 2018: Sorbet de Limão