Falsa Torta de Couve-flor

Falsa Torta de Couve-flor, ou escondidinho diferente, ou uma couve-flor gratinada vestida pra festa.

falsa torta de couve flor

Eu confesso que tive dificuldade pra dar o nome dessa receita e fui pedir ajuda pro pessoal lá no Instagram. E sim, o mais votado foi Falsa Torta de Couve-flor. O nome original do Simply Delicious Food é Cauliflower Cheese Pot Pie. E aí começam as dificuldades, porque é uma pot pie de couve-flor com queijo, mas como se traduz pot pie?

(Ao pé da letra seria uma torta de pote, mas aqui é mais o caso de expressão idiomática do que de palavras soltas.)

Se a gente só joga no google ele traduz como empadão, mas eu me recuso. Pra mim empadão é uma torta completa, com massa envolvendo o recheio por todos os lados. E com um tipo específico de massa, massa de empada que é sequinha e desmancha na boca. Pot Pie não é isso, e essa falsa torta de couve flor também não.

A pot pie pode ter massa embaixo do recheio, mas na maioria das vezes não tem. O mais comum é ser um recheio cremoso, servido com uma massa dourada por cima. Na maioria das vezes em porções individuais, mas as vezes em tamanho família. Essa descrição me lembra um pouco o escondidinho, que pode ou não ter massa por baixo. Mas de novo, por aqui escondidinho pressupõe um purê e não uma massa de trigo.

couve flor gratinada

Enfim, confusões com nome são comuns por aqui. O que importa é que essa falsa torta de couve flor é basicamente uma couve-flor gratinada coberta com massa folhada. Mas calma que melhora. Enquanto a couve flor gratinada leva o queijo como cobertura, pra fazer o gratinado, essa tem o queijo misturado no molho branco. E isso deixa o molho bem mais cremoso e suculento. O que faz um contraste legal com a massa folhada.

Agora, sobre a massa folhada. Eu não gostei da minha. Não tenho tempo de fazer a versão caseira e, por isso mesmo, nem a prática pra que ela fique boa mesmo. Então eu uso as versões que a gente encontra na seção de congelados do mercado. E aí é depender de usar uma marca legal. A que eu usei dessa vez não foi tão legal assim. A massa tem o gosto bom e ficou sequinha, mas digamos que ela não folha muito bem. O que deveria ser uma camada generosa de várias massas fininhas e quebradiças com bolsões de ar entre elas… virou só uma camada fininha com duas ou três folhas de massa mais quebradiça que tudo.

Quer dizer que a receita ficou ruim? De jeito nenhum! Mas eu confesso que fiquei um pouco decepcionada com a massa em questão. E não tem muita coisa que se possa fazer nesse caso. A dica que eu posso dar é: se for fazer esse prato pra uma festa, um jantar especial ou coisa assim, use uma massa que você já sabe como funciona. Ou faça como eu e viva perigosamente…rs

Um último ponto antes da receita em si: eu achei os temperos bem suaves. Como a couve-flor já não tem um sabor muito forte mesmo acho que acabou combinando. Mas se você gosta de pratos muito bem temperados pode aumentar tanto a páprica quanto a mostarda. Ou trocar por outros temperos que você goste mais. Essa, claro, é sempre uma boa opção!

torta folhada de couve flor

Falsa Torta de Couve-Flor

Ingredientes
  

  • 750 g couve flor em floretes
  • 4 colheres sopa óleo vegetal ou azeite
  • 2 colheres chá sal
  • 1 colher chá páprica picante
  • 100 g manteiga
  • 1/2 xícara farinha de trigo
  • 2 xícaras leite gelado
  • 1/2 colher chá mostarda em pó veja notas
  • 1/4 colher chá noz moscada
  • 1 xícara mussarela ralada veja notas
  • sal a gosto
  • 300 g massa folhada
  • 1 gema

Instruções
 

  • Espalhe os floretes de couve-flor em um refratário e regue com o óleo. Espalhe o sal e a páprica e misture bem para temperar tudo. Leve ao forno a 200C por cerca de 15min.
  • Enquanto isso prepare o molho de queijo. Em uma panela derreta a manteiga. Enquanto ela derrete misture a farinha com a mostarda e a noz moscada. Baixe o fogo e adiciona a farinha temperada na manteiga mexendo bem. Misture e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Adicione o leite de uma vez e misture bem para não empelotar. Quando começar a engrossar e formar um creme liso, desligue o fogo e adicione o queijo. Misture até ele derreter no creme. Prove e adicione mais sal se necessário.
  • Misture o molho de queijo na couve flor pré assada, cubra com a massa folhada gelada. Pincele a massa com a gema batida, e faça 2-3 cortes na massa para o vapor escapar.
  • Se a massa tiver amolecido, leve para gelar por cerca de 15min antes de ir para o forno. Se não, leve direto para o forno a 230C até que a massa doure.

Notas

Mostarda: na falta da mostarda em pó acrescente 1 colher chá do condimento mostarda logo antes do leite
Mussarela: na verdade qualquer queijo que derreta bem funciona aqui

—————————
Em 2016: Torta Brownie
Em 2018: Brownie com cream cheese