Brownie com cream cheese, uma saga

Brownie com cream cheese numa combinação simples e gostosa e, ainda assim, fácil de fazer e altamente personalizável.

Brownie com cream cheese

Já tinha um tempo que eu estava com vontade de comer um brownie desses com o topo marmorizado. Na verdade desde o brownie com abóbora. Fui tentando algumas receitas que apareciam no caminho, mas nenhuma tinha ficado do jeito que eu queria. Até esse brownie com cream cheese. Ele próprio uma mistura de algumas outras receitas e inspirações.

A primeira tentativa foi com uma cobertura de cream cheese caramelado e um brownie com proporções estranhas. Mas a foto original era tão bonita que resolvi tentar mesmo assim: desastre total. O sabor era ótimo, mas o bolo não assou por igual, queimando de um lado e ficando cru do outro. Já a cobertura de cream cheese era muito doce, e em quantidade desequilibrada. Enfim. Fiquei com o brownie com cream cheese na cabeça, mas fui atrás de outras soluções.

Brownie com cream cheese

Aí lembrei dessa receita da Cozinha Dal Bó, um brownie marmorizado como eu queria, mas com doce de leite. Imaginei que não seria muito doce, pra equilibrar com o doce de leite. Então resolvi fazer um creme simples de cream cheese, apenas adicionando açúcar pra equilibrar e uma gema pra ficar mais firme. E pronto! Deu super certo. O brownie ficou uma delícia, claro, e o creme de queijo casou super bem. E não preciso nem falar que se você não gosta de cream cheese e ainda assim chegou até aqui: experimente a receita original!

Mudança na massa de chocolate foi só uma: para variar troquei o cacau puro por chocolate em pó 50%. Mas adaptei as medidas pra isso. Esse chocolate que uso é metade cacau e metade açúcar, sem mais nenhuma adição. Então basta adequar as quantidade dos dois ingredientes na receita pra substituir sem problema. Ou seja, se o que você tem em casa é cacau, é só usar 1/4 de xícara de cacau e 3/4 de xícara de açúcar para a receita abaixo.

Brownie com cream cheese

Brownie com cream cheese

Brownie – original aqui

100g de manteiga sem sal
170g de chocolate meio amargo
1/2 xícara de chocolate em pó*
3 ovos
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo

*para trocar por cacau veja o texto acima

Junte a manteiga com o chocolate e leve em banho maria até derreter. Retire do calor e acrescente o açúcar, o chocolate em pó e o ovos, mexendo bem a cada adição. Deixe os ovos por último para dar tempo de esfriar um pouco a mistura. Por último acrescente a farinha e mistura delicadamente apenas até incorporar. Transfira a massa para uma forma de 20X20cm forrada com papel alumínio untado com óleo.

Cobertura de cream cheese

100g de cream cheese
1/4 xícara de açúcar
1 gema

Misture tudo até formar um creme homogêneo. Espalhe colheradas desse creme sobre a massa do brownie e marmorize levemente.

Leve ao forno, aquecido a 200C, por cerca de 30min. Se quiser um brownie mais úmido deixe no máximo os 30min. Se preferir um brownie mais sequinho, tipo bolo, deixe entre 35-40min.
Espere esfriar antes de tirar da forma.

—————————
Em 2016: Torta de brownie – você pode ver que o tema ronda