Azeitonas fritas

Azeitonas fritas e perfumadas pra pegar um dos petiscos mais tradicionais e apresentar de um jeito diferente.

azeitonas fritas

Eu confesso que essa receita me ganhou em uma foto. Estava passeando pelo Leites Culinária e vi a foto de uma frigideira com várias azeitonas diferentes. Fiquei curiosa, fui ver o que era, e adorei o que vi: menos uma receita e mais um jeito de servir azeitonas.

Porque tudo que a gente faz é juntar tudo na frigideira e deixar esquentar até soltar os perfumes. E tá pronto! São pequenos detalhes que deixam esse prato especial, e esses detalhes estão na escolha e pré preparo dos ingredientes e não no passo a passo em si.

Então vamos a esses pontos de atenção. Começando pelas azeitonas, e como eu penei nessa parte. Minha intenção era conseguir variedades de cores e tamanhos diferentes. Pelo menos azeitonas verdes, pretas e roxas, sabe? Mas que dificuldade de conseguir essa variedade por aqui! Claro que isso não me impediu, e nem deveria te impedir também. Aliás, dá sim pra fazer isso só com uma variedade, sem problemas.

azeitonas fritas

Escolhido o ingrediente principal, só ficam faltando os perfumes. Eu segui a dica original já que amo alecrim com laranja. E folhas de louro nunca fizeram mal a ninguém, certo? Mas claro que também dá pra trocar por outros aromáticos que você preferir. Só tente escolher coisas que fiquem gostosas fritas, já que é isso que vai acontecer.

Mas antes de fritar tudo junto, um passo importante e que faz falta se esquecido: lavar as azeitonas! Sério, se só tirar do pote e levar pra panela elas podem acabar mascarando todo o sabor extra que a gente quer colocar ali. E aí o resultado vão ser azeitonas fritas quentinhas e só. Gostoso, mas podia ser melhor né?

Uma pequena mudança que fiz da receita original: na hora de servir salpicar por cima um pouco dos aromáticos usados na fritura, mas em sua versão fresca. Isso dá mais perfume ao prato e deixa ainda mais bonito! Também indico servir junto do óleo, pra potencializar o perfume.

E finalmente, não guardei o que sobrou no óleo. Preferi escorrer bem e guardar o restinho de azeitonas em um pote com uma salmoura. Pode até ser a conserva na qual ela veio. Já adianto que fica muito feio porque ainda tem óleo na azeitona e na hora que tudo isso esfria na geladeira fica esquisito. Mas ainda prefiro guardar assim, caso sobre claro!

azeitonas na frigideira

Azeitonas Fritas

Ingredientes
  

  • 2 xícaras azeitonas variadas
  • 3/4 xícara óleo
  • raspas de 1 laranja bahia
  • 2 ramos alecrim
  • 2 folhas louro

Instruções
 

  • Separe metade das raspas e algumas folhas de alecrim e pique tudo em pedaços miudinhos.
  • Lave bem as azeitonas retirando muito bem a salmoura.
  • Em uma frigideira junte as azeitonas com o restante dos ingredientes e leve ao fogo médio. Deixe refogar até os aromas aparecerem e as azeitonas ficarem quente.
  • Sirva em seguida junto das raspas e folhas de alecrim picadas