Frango na crosta de ervas

Crosta de ervas cobrindo pedaços suculentos de peito de frango é uma receita muito simples e com várias possibilidades de substituições!

frango na crosta de ervas

E é por isso que essa receita original de 2014 ganhou uma atualização no post em 2020. Algumas modificações foram feitas e estão ressaltadas em itálico como essa introdução.

Essa ideia da carne preparada com uma crosta, e de colocar ervas na tal crosta é bem difundida. Já vi em programa culinário, livro de receita, grupo de discussão… Por isso mesmo vou evitar colocar uma receita original. As proporções foram meio inventadas na hora, assim como a combinação de sabores. Você pode trocar as ervas e a laranja pelas combinações que você preferir. Também já vi castanhas e nozes usadas como crosta. E até o frango pode cair fora, tem receita com peixe e costelinha também. Por aqui, frango com laranja é uma das minha combinações favoritas.

Eu experimentei apenas com farelo de pão torrado e com farinha de rosca junto do farelo de pão mais grossinho. Essa combinação foi a que mais gostei e acho que só perderia para a farinha panko no lugar. Ainda pretendo experimentar, mas caso você já queira fazer com ela fica a dica! Também acho bom avisar que a minha combinação favorita de sabores foi raspas de laranja com sálvia seca para a crosta de ervas. Por fim o acompanhamento que aparece nas fotos: são legumes assados. Eu piquei tudo, cobri com azeite e salpiquei sal e cominho antes de levar ao forno (200C). Eu gosto de mexer de vem em quando pra eles não queimarem. E sirvo com um pouquinho de sementes de gergelim torradas.

frango na crosta de ervas

Frango na crosta de ervas

1kg de peito de frango
raspas de 1 laranja
4 colheres sopa de ervas secas*
1 xícara de farinha de rosca
1 xícara de farelo de pão torrado**
1 ovo
sal e pimenta
óleo

*as ervas frescas também funcionam mas não mantém o frescor, por isso prefiro usar as secas.

**Fatie o pão e leve ao forno até torrar, ou faça como eu e use as torradas feitas pro café da manhã da casa.

Limpe o frango e corte da maneira que preferir. Tempere com o sal e a pimenta. Em um prato fundo misture o farelo de pão com a farinha de rosca, as raspas, as ervas e um pouco de sal. Em outro prato bata o ovo apenas o suficiente para misturar clara e gema.
Cubra o fundo de uma panela com óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Passe os pedaços de frango no ovo e então na farofa de pão com ervas e frite no óleo até dourar. Disponha o frango em um refratário e leve ao forno aquecido a 200° por cerca de 10-15 minutos para acabar de cozinhar a carne. Sirva em seguida.

frango na crosta de ervas

Salvar