Discos de Gergelim

Discos de gergelim, crocantes, perfumados e, salgados o bastante pra virar petisco e doces o bastante pra acompanhar uma xícara de chá!

discos de gergelim

Pelo menos foi assim que a Judy de The Woks of Life descreveu essa receita, o que me convenceu a experimentar assim que possível! Ela também fala da dificuldade de nomear essa receita que parece um biscoitinho mas não é exatamente isso. Por aqui eu agradeci a existência da palavra disco. É exatamente o que essa receita é: discos de gergelim.

Mas como eles não param juntos sozinhos temos mais alguns ingredientes. Bem poucos, e com um passo a passo bem simples. Bateu tudo junto, numa ordem específica, descansou, modelou e colocou pra assar.

E aí, chegamos na parte dos detalhes da receita que são o que garantem que fique uma delícia, ou apenas mais ou menos. Começando pelo ingrediente principal: eu usei gergelim branco como na receita original, mas dá sim pra misturar branco e preto e ficar com discos ainda mais bonitos e interessantes. Também dá pra usar gergelim torrado ou cru, mas eu indico o cru. Eu usei um torrado (e mais torrado do que devia) e eles começaram a queimar na hora de assar. E esses discos de gergelim precisam dourar bem no forno pra ficarem crocantes. Então no final o meu ficou com um leve amargor de gergelim queimado no final. Por isso digo que o ideal é usar o gergelim cru, mas dá pra fazer com dourado que não tenha torrado demais.

discos de gergelim

O outro detalhe é na hora de espalhar a massa pela assadeira. É só pingar bocados de massa, fazendo os discos. Mas essa massa não fica muito fluida, então os discos não vão se espalhar sozinhos, e muito menos no forno. Então com uma colher (ou faca, ou espátula) espalhe um pouco mais cada bocado de massa, fazendo um disco fininho. Lembre que quanto mais fino mais crocante mais rápido. Se deixar a massa mais gordinha, com uns 2-3mm de espessura, não vai ficar crocante e vai perder metade da graça.

E não se deixe enganar pela textura com que eles saem do forno. Quando as bordas começarem a dourar tire do forno e deixe esfriar.

Por fim, a receita original indica usar papel manteiga na assadeira, mas os meus assados assim grudaram todos. Testei outra assadeira com tapete de silicone e funcionou muito bem. Se você não tiver o silicone acredito que uma assadeira untada também funcione.

discos de gergelim

Discos de Gergelim

Ingredientes
  

  • 2 claras
  • 3 1/3 colheres sopa açúcar confeiteiro
  • 3 1/3 colheres sopa óleo vegetal
  • 2 colheres sopa farinha de trigo
  • 9 1/2 colheres sopa gergelim veja texto acima

Instruções
 

  • Bata as claras até elas começarem a espumar. Adicione o açúcar e bata até o açúcar dissolver.
  • Junte o óleo e depois a farinha de trigo, batendo a cada adição. Misture o gergelim e então deixe a massa descansar por 20min.
  • Enquanto isso aqueça o forno a 200C, e prepare uma assadeira forrando com um tapete de silicone.
  • Transfira a massa para um saco de confeitar e pingue de pouquinho em pouquinho no papel manteiga formando discos com cerca de 2-3cm.
    A massa não se espalha no forno, então se os discos não ficarem finos sozinhos use uma faca ou espátula pra espalhar deixando bem fininho.
  • Leve ao forno por 15-20min até dourar as bordas. Sirva depois de esfriar.

Notas

Pra facilitar as medidas: 1/3 de colher de sopa é igual a 1 colher de chá

 

—————————-
Em 2014: Frango com crosta de ervas
Em 2012: Kladdkaka