Kladdkaka branco com raspas de limão

Kladdkaka é um bolo sueco muito parecido com os brownies americanos, que nessa versão ganha chocolate branco e raspas de limão.

kladdkaka

E foi justamente essa combinação que me chamou a atenção! Aqui no Cozinha já teve até pipoca com chocolate branco e limão e foi aí que eu apaixonei por essa combinação se sabores. Quando junta isso com a textura úmida e densa de um brownie, que também é a do Kladdkaka, é mais motivo ainda pra fazer o bolo. Mas claro, o limão é opcional e você pode pular essa parte se quiser.

kladdkaka

Outra coisa opcional, e que eu pulei, é o acompanhamento. Vi muitas menções ao bolo servido ou com numa colherada de chantilly ou com frutas vermelhas. São duas coisas deliciosas, mas eu acho que prefiro o bolo só com a chuva de açúcar de confeiteiro mesmo. Vi que esse bolo é comumente servido em cafés e acho que a versão mais simples combina mais com uma xícara de café, ou chá. Mas de novo: seu bolo, você serve como quiser. Aliás, se quiser servir quentinho com sorvete, eu acho que pode funcionar também.

kladdkaka

E sobre ser tipo um brownie: eu não vi diferença pra falar a verdade. Até a dificuldade com o forno é a mesma: se assar demais vira bolo, se assar de menos fica cru. A textura que eu mais gostei foi quando o bolo já tinha uma casquinha crocante, mas enfiando um palito no meio ele saiu sujo com farelo úmidos. Não sei como explicar isso melhor. Mas saiba que mesmo assando demais vai ficar gostoso. Talvez não com a textura ideal, mas ainda gostoso.

kladdkaka

Kladdkaka

Um bolo sueco muito parecido com os brownies americanos, que nessa versão ganha chocolate branco e raspas de limão.

Ingredientes
  

  • 150 g manteiga sem sal
  • 150 g chocolate branco
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara açúcar refinado
  • 1/2 colher chá sal
  • 1 raspas de limão opcional
  • 1 1/4 xícara farinha de trigo

Instruções
 

  • Pique o chocolate em uma vasilha, junte a manteiga e leve para o banho-maria até que eles derretam completamente. Então retire do calor e deixe amornar.
  • Enquanto o chocolate derrete prepare uma forma redonda de 20cm com fundo removível: unte a forma e forre o fundo com um disco de papel manteiga. Unte o papel também e polvilhe tanto o papel quanto a lateral da forma com açúcar refinado. Ligue o forno a 200C pra ir aquecendo.
  • Enquanto o chocolate derretido amorna bata os ovos com o açúcar até que eles fiquem espumosos e o açúcar derreta. Você pode usar uma batedeira de mão ou um fouet. Quando chegar no ponto espumoso e claro comece a adicionar o chocolate com manteiga, mexendo constantemente e delicadamente com o fouet. Com o chocolate totalmente incorporado, misture em outra vasilha a farinha, o sal e as raspas de limão. Vá acrescentando essa mistura seca ao creme de ovos e chocolate e misturando delicadamente com uma espátula. Misture apenas até a farinha ser toda incorporada.
  • Transfira a massa para a forma preparada e leve para o forno por cerca de 20-30min. O ponto é quando o bolo parece pronto, mas um palito enfiado na massa ainda sai sujo. Se passar do ponto a única coisa que vai acontecer é que seu kladdkaka vai ficar parecendo mais um bolo que um brownie; não é o ideal mas ainda é gostoso.
  • Espere esfriar totalmente e só então use uma espátula pra soltar da lateral da forma. Retire da forma, vire delicadamente em um prato pra retirar o fundo e o papel e então vire novamente no prato em que for servir. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e sirva em seguida.

———————–
Em 2014: Frango na Crosta de Ervas