Peras ao Vinho

Peras ao vinho formam uma sobremesa super simples de fazer e que pode ser muito adaptada conforme o seu gosto.

peras ao vinho

Esse post de 2022 é uma atualização do post e da receita publicados em 2014.

Essa receita foi criada meio intuitivamente, baseada em outras compotas de peras que já conheci e em receita aqui do Cozinha, como as peras perfumadas. E nos últimos anos ela sofreu poucas alterações. Talvez a principal delas é que agora as peras ao vinho são feitas inteiras. Nas primeiras vezes eu cortava a pera ao meio antes de ir pra panela, e agora eu faço as peras inteiras mesmo. Cortando ao meio a gente tem m,ais da fruta imersa na calda, e portanto sabor e textura mais uniformes. Já com a pera inteira ela continua com o sabor original, e uma textura mais firme, no centro, ficando tingida apenas do lado de fora. Eu  acabei gostando mais desse contraste de texturas e sabores. Mas claro que você pode fazer até com a pera em cubinhos se preferir.

Outra mudança, um pouco mais sutil, foram os temperos. A primeira versão das peras ao vinho tinha canela, cravo e um pedaço de gengibre. E eu garanto que essa mistura fica boa. Mas a atual de apenas canela e anis estrelado também fica. E todos esses juntos também. E se quiser acrescentar um pouco de pimenta rosa ou um pedaço de casca de laranja/mexerica/limão também vai ficar bom. E por aí vai… Use temperos que você gosta e tem disponíveis e garanto que vai dar certo.

E uma dica: se achar que a calda ficou forte sempre dá pra diluir em calda simples de água com açúcar.

peras ao vinho

O vinho também mudou mas esse muda sempre porque eu nunca uso o mesmo vinho. Atualmente a minha única regra pra cozinhar com bebida é usar uma que eu beberia. Porque não é cozinhando que a gente deixa o trem melhor. Mas pra essas receitas vale a mesma regra do Cozinha para drinks: o melhor que a gente tem acesso é o mais indicado pra qualquer coisa. Então sem neura com o vinho, combinado?

Por último, opções pra hora de servir. Eu gosto dessas peras tanto morninhas quanto geladas, então acho que dá pra servir recém saídas da panela, ou depois de ficar um tempo de molho na geladeira. Também acho que dá pra servir sozinha, só com a própria calda, ou com acompanhamentos. Nesse caso gosto muito de opções mais refrescantes como queijos cremosos ou frescos, ou o clássico sorvete de creme. Aliás, sorvete com essa calda de vinho e alguma coisa crocante fica uma delícia!

peras ao vinho

Peras ao vinho

Sabrina - CozinhaRoman
Peras cozidas em calda de vinho e especiarias

Ingredientes
  

  • 4 peras firmes
  • 400 ml água
  • 3/4 xícara açúcar
  • 200 ml vinho tinto
  • 1 pedaço canela
  • 1 anis estrelado

Instruções
 

  • Descasque as peras. Junte todos os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo até as peras estarem macias e tingidas.
  • Retire as frutas e deixe o líquido apurar até formar uma calda. Guarde as peras imersas nessa calda, na geladeira, até o momento de servir.

 

Salvar